Escolha da empresa que duplicará via é adiada

BLUMENAU – A escolha da empresa que duplicará o lote 1 da BR-470, entre Navegantes e Ilhota, foi adiada novamente. A sessão para abertura de propostas ocorreria hoje à tarde, mas foi transferida para 8 de agosto, às 10h, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Florianópolis. Segundo o Dnit, a causa é a greve dos servidores, que prossegue em todo o país.

Esta é a terceira vez que a sessão de escolha é adiada. A primeira data estipulada foi 21 de junho. Prorrogada para 16 de julho, devido a uma retificação no edital, havia sido remarcada para hoje devido à greve.

O trecho terá 18,61 quilômetros de pista duplicada, entre a Rua Francisco de Paula Seara (aeroporto de Navegantes) e a ponte sobre o Rio Luis Alves (Ilhota). Serão construídos quatro viadutos e duas pontes. A média de fluxo de veículos nesse trecho é de 24,5 mil por dia. Os lotes 3 e 4, que compreendem os trechos entre Gaspar-Blumenau e Blumenau-Indaial, respectivamente, tiveram as ordens de serviço assinadas quinta-feira da semana passada.

Regime diferenciado vai agilizar a escolha da empreiteira

Como a licitação dos quatro lotes da duplicação ocorrem pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) – o mesmo utilizado para obras da Copa do Mundo, Olimpíadas e PAC -, a sessão é necessária para agilizar o processo. Nela, as empresas apresentam os valores propostos, sem conhecer o teto estipulado pelo governo federal. Os três menores valores participam de uma nova sessão, no mesmo dia, para tentar baixar os preços.

Diferente do sistema regido pela Lei das Licitações, que tem várias fases de análise das propostas, logo após a sessão, a vencedora apresenta a documentação, que será estudada pelo Dnit, para homologar a escolha.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12903.
Editoria: Geral.
Página: 16.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).