O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira, 14, o resultado do primeiro mês de seleção do programa Mais Médicos, que busca aumentar o número de profissionais nas cidades do interior do país. Até agora, 1.618 profissionais – 1.260 brasileiros e 358 estrangeiros – confirmaram inscrição para atuar em 579 municípios brasileiros.
Mesmo presente na lista das cidades consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde, Gaspar não teve nenhum profissional interessado nesta primeira fase de inscrições. A cidade se cadastrou no programa nacional e informou uma demanda de sete profissionais médicos, necessários para ampliar a atenção básica do município por meio do programa Estratégia de Saúde da Família, ESFs.
A secretária de Saúde de Gaspar, Márcia Cansian, explica que na primeira fase da seleção os profissionais foram destinados para a primeira cidade escolhida por eles no ato da inscrição. A partir desta quinta-feira, 15, o Ministério iniciou a segunda chamada, que oferece vagas em cidades que estavam na segunda ou terceira escolha dos médicos inscritos. "Esperamos que essa etapa consiga trazer alguns profissionais para a cidade porque gostaríamos de ampliar o quadro da atenção básica", avalia.
Guabiruba e Ascurra, presentes na lista de prioridades em SC, também ficaram sem médicos interessados neste primeiro mês.
Ao menos três
Apesar da demanda de sete médicos informada ao programa nacional, a contratação de pelo menos três profissionais é considerada prioritária para atender regiões como Barracão, Santa Terezinha e Jardim Primavera, que hoje estão sendo atendidas de forma deficitária. Na próxima segunda-feira, uma nova médica que já participou de um processo seletivo deve chegar à cidade para começar a trabalhar. Além da expectativa por eventuais contratações via programa Mais Médicos, nova seleção interna deve ser feita na expectativa de recompor o quadro de médicos do município.
A partir de segunda-feira, 19, o programa Mais Médicos dará início ao segundo mês de inscrições de médicos interessados em atuar na rede pública de municípios brasileiros.
Veículo: Jornal Cruzeiro do Vale.
Edição: 1515.
Editoria: Saúde.
Página: 12.