BLUMENAU – Prestes a completar dois meses desde a assinatura da ordem de serviço para a duplicação entre Gaspar e Indaial, máquinas na pista somente no Belchior Baixo, em Gaspar, trecho do Lote 3. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estuda agora iniciar os trabalhos também no Lote 4, no Km 74, próximo ao bairro João Paulo II. A data ainda não foi confirmada. Estas duas áreas são escolhidas justamente por não necessitar de desapropriações.
Segundo o superintendente do Dnit em Rio do Sul, Elifas Marques, o ritmo acelerado das obras nos demais trechos só será obtido quando iniciarem as negociações para liberação dos espaços. Uma comissão em Florianópolis analisa os processos e cuidará da atualização dos cadastros das áreas negociadas. Mas as desapropriações devem ser feitas somente após a contratação de uma empresa. Um edital foi lançado em Brasília, mas está temporariamente suspenso e sem data para ser retomado.
– As obras conseguirão ter ritmo desejado se tivermos as desapropriações. Mas os servidores do Dnit no país continuam em greve, o que está comprometendo qualquer planejamento – analisa Marques.
O armador de ferragem, Josimar Faustino, e a autônoma, Márcia Veiga, moram com a afilhada de cinco anos no número 45, da Rua Santa Maria, em Indaial. Estão na expectativa e cheios de dúvidas sobre o futuro da família. A casa faz esquina com o Km 72 da rodovia e será desapropriada porque no local passará a via marginal e um viaduto que ligará os lados do Bairro João Paulo II. Técnicos da Sulcatarinense, empresa responsável pela obra, passaram no terreno para fazer as marcações. A área de 639 metros quadrados é da família há 26 anos.
– Falaram que ia ser indenizada, mas até agora não apareceram – conta Márcia.
Conforme Elifas Marques, chegam a 1,3 mil os terrenos que serão desapropriados total ou parcialmente, para receber as marginais de acesso ou os futuros viadutos.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12942.
Editoria: Geral.
Página: 13.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).