I Seminário da Política e Plano Municipal de Habitação

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, na Câmara Municipal de Indaial, o 1º Seminário da Política de Habitação e Plano Municipal de Habitação. O evento reuniu durante todo o dia autoridades municipais, representantes da Caixa Econômica Federal, gestores, técnicos da área de construção civil, técnicos sociais, conselheiros, entidades envolvidas com o Plano Municipal de Habitação.

Dos 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí participaram do encontro, representantes de Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Gaspar, Indaial, Rio dos Cedros e Timbó.

Foram abordados temas como a abrangência do Plano Municipal de Habitação, a estrutura básica do plano, programas habitacionais de interesse social e fontes de financiamento e recursos. O Prefeito Olímpio José Tomio falou durante a abertura sobre a importância do seminário e do Plano Diretor Participativo que Indaial.

O representante do Conselho Nacional de Habitação e Coordenador Geral do Centro de Assessoria e Autogestão Popular (CAAP) de Santa Catarina, Leonardo Pessina, abriu o seminário com uma palestra sobre o Plano Nacional de Habitação. Pessina enfatizou que o Plano Municipal de Habitação é uma continuidade desse projeto. "Acho fundamental esse evento, e inclusive entrei em contato para participar porque o Plano Municipal de Habitação é fundamental para cumprir o requisito necessário para integrar o sistema nacional de habitação e solicitar recursos ao fundo", explica. O CAAP tem como meta capacitar os movimentos populares para promover mudanças na área social e política.

Na avaliação da CEF, na experiência em desenvolvimento urbano, constatou-se um avanço desde 2004 até hoje na maior deficiência apresentada na época, que era justamente, a falta de preparo técnico. No ano de 2006 foram disponibilizados para habitação aproximadamente 3 milhões de reais em recursos que inclui reformas, melhorias, construções, urbanização e etc. "Este ano está previsto cerca de 27 milhões de recursos para habitação e é, justamente para saber como obter e aplicar esses recursos que nós estamos aqui hoje participando deste Seminário.", afirma Soiara Xavier, gerente de desenvolvimento urbano da CEF.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Indaial