O fim de semana será de prontidão em Blumenau. Com chuva acima do esperado, o sábado e o domingo serão de atenção para moradores diante da previsão de 130 milímetros apontada para a região até a madrugada de segunda-feira. Os primeiros sinais da força da precipitação ficaram evidentes sexta-feira. Blumenauenses ergueram móveis, guardaram documentos e as equipes de defesa se preparam para que as consequências sejam as menores possíveis (veja abaixo).
Em Blumenau, até as 20h de sexta-feira, foram 44 milímetros de chuva, quando o esperado era de 30 milímetros para todo o dia. A medição das 22h apontava o nível do Itajaí-Açu em 5,10 metros. A previsão do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops) é que comece a chover forte novamente às 4h deste sábado. Até as 8h, devem cair 25 milímetros, o que fará com que o rio suba novamente. Engenheiro hidrólogo do Ceops, Ademar Cordero alerta para o período entre as 18h de sábado e 3h de segunda-feira. É neste intervalo que são esperados 130 milímetros de chuva. Somente no domingo, devem cair 90 milímetros.
– Vamos fazer uma projeção na manhã de sábado sobre o nível do Rio Itajaí-Açu. Com a chuva parando hoje (sexta-feira) não é possível prever quanto a medição aumentará – explicou Cordero.
Desde a madrugada de sexta, a Defesa Civil de Blumenau atendeu 33 ocorrências. Deslizamentos ocorreram, mas nenhum deles com gravidade. Logo pela manhã, a Rua 1º de Janeiro chegou a ficar interditada por conta de uma inundação. No fim da noite, o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, destacou que os setores da prefeitura estarão em plantão. Até o fim da noite, 19 abrigos tinham sido abertos. Apesar disso, nenhuma pessoa precisou ser retirada de casa:
– Continuamos de plantão até a segunda-feira, quando parar de chover.
Durante toda a sexta, os lojistas de Blumenau se prepararam para a possibilidade de enchente. Avisados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), retiraram produtos e ergueram móveis. Entretanto, não há confirmação se os estabelecimentos estarão fechados neste sábado:
– Estamos ligando e mandado e-mail para os locais onde pega água. A princípio, nem cogitamos de não abrir, isso fica a critério de cada um – afirmou o presidente da CDL, Paulo César Lopes.
Acumulado de chuva pode chegar a 290 milímetros
A expectativa da Defesa Civil e dos órgãos de monitoramento do clima é de que neste fim de semana ocorra o pico das chuvas em Santa Catarina. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, no sábado e domingo, podem chegar a 290 milímetros os acumulados em algumas partes do Estado. Segunda-feira, ainda choverá, mas com menor intensidade.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12952.
Editoria: Geral.
Página: 18.
Jornalistas: Aline Camargo (aline.camargo@santa.com.br) e Ânderson Silva (anderson.silva@santa.com.br).