Para quem espera que a visita da presidente Dilma Rousseff possa trazer novidades sobre a duplicação da BR-470, o dia de hoje deve ser uma decepção. O roteiro da presidente em Santa Catarina não contempla nenhuma parada por qualquer estrada do Estado ou solenidade para tratar da infraestrutura rodoviária. Os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina também não devem participar de nenhum dos três momentos agendados em São Francisco do Sul, Itajaí e Florianópolis.
Porém, o coordenador do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, informou que o órgão homologou segunda-feira a contratação da empresa que fará a gestão ambiental das obras de duplicação da BR-470. Ele diz que a documentação já foi encaminhada ao Ibama e que aguarda a autorização para captura de animais silvestres, que deve ser emitida até semana que vem. Essa liberação é o que falta para que as máquinas iniciem os trabalhos de terraplanagem dos lotes que já foram licitados para receber a primeira etapa da obra.
– A nossa expectativa é que durante essa semana ainda possamos receber a autorização, e então as máquinas podem começar a trabalhar, apesar de o prazo da obra já contabilizar este tipo de problema. Geralmente o início é assim, leva de 30 a 60 dias para a obra iniciar de fato. Passamos um pouco por causa dessa questão da licença, mas já está tudo em andamento – explica Santos.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13009.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Aline Camargo (aline.camargo@santa.com.br).