O engenheiro fiscal da duplicação e chefe do Dnit em Rio do Sul, Elifas Marques, garante que o remanejamento da rede de gás não vai atrasar o cronograma de duplicação da BR-470. Ele afirma que vem discutindo o assunto com a SCGás desde 2013. Mesmo assim, os lotes 3 e 4, entre Gaspar e Indaial, são considerados os mais complexos.
Jornal de Santa Catarina – O trabalho de realocação vai ser feito ao mesmo tempo que a duplicação?
Elifas Marques – Não, vai ser feito antes. Na medida em que a duplicação vai exigindo, eles têm de realocar. Quanto a um plano de ataque, o que eles têm de fazer, isso é com eles. Mas nós estamos estudando o posicionamento das tubulações a partir do que eles estão nos apresentando. Não podemos fazer escavações, intervenções na pista, onde nesse momento exista uma rede ativa.
Santa – Isso vai atrasar a obra ou já estava previsto?
Marques – Isso é previsto. Estamos discutindo o assunto desde 2013. Se vai atrasar a obra ou não, nesse momento digo que não.
Santa – A tubulação não pode ficar embaixo da pista? É a determinação do Dnit?
Marques – Pelo ponto de vista da engenharia, isso não é verdade: pode. Vai depender se nós aceitamos ou não. É evidente que, para uma tubulação ficar embaixo de uma pista, tem de ter alguns dispositivos de segurança. A SCGás tem de fazer a análise: se nós impusermos determinados padrões de segurança previstos em normas, o custo é viável ou é mais barato realocar a rede em outro lado? Ela é quem vai dar a condição final de como será implantada a tubulação. O Dnit não proíbe. Mesmo porque a engenharia permite sob determinadas condições.
Santa – O projeto já está pronto?
Marques – O projeto para remanejar a rede de gás está em execucão. Quanto ao lote 4 ainda não batemos o martelo, a análise está em andamento. O projeto do lote 3 está em fase final de análise. No lote 1 ainda não sei se vai precisar mexer no gás, não discutimos isso ainda; é o que menos interferência tem. No lote 2 a interferência também é muito pouca, mesmo porque o gás está de um lado e vamos duplicar de outro. Essa interferência é quase nula, não me preocupa. A grande preocupação está nos lote 3 e 4.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13083.
Editoria: Geral.
Página: 10.
Jornalista: Willian Reis (willian.reis@santa.com.br).