Telmo Duarte assume Secretaria de Defesa do Cidadão

BLUMENAU – As eleições causaram mais uma baixa no secretariado de Napoleão Bernardes. Ontem Marcelo Schrubbe deixou a Secretaria de Defesa do Cidadão, respeitando o prazo de desincompatibilização que termina sábado para concorrer às eleições de outubro. O ex-secretário será candidato a uma vaga na Assembleia pelo PSB. O comando da pasta passa para Telmo Gonçalves Duarte, que já atuava na secretaria como diretor de Defesa Civil.

Duarte tem 56 anos, é filiado ao DEM e trabalha na secretaria desde 2005, sempre na área de Defesa Civil. Foi nomeado como gerente e em 2008 se tornou diretor. É bombeiro comunitário em Blumenau desde 1998 e tem cursos nas áreas de segurança e atendimento à população em situações de emergência.

A passagem do cargo foi realizada ontem à tarde no quartel do Corpo de Bombeiros, durante a solenidade de assinatura da construção da nova unidade da Itoupava Norte.

– O local não poderia ser melhor e o prefeito acabou me nomeando, acatando a indicação do Marcelo Schrubbe. Sou grato por isto e vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito em transformar a Defesa Civil de Blumenau – declara o novo secretário.

Para o prefeito Napoleão Bernardes, a Secretaria de Defesa do Cidadão foi mais uma experiência de união de pastas que deu certo:

– O secretário Schrubbe prestou um excelente serviço. No início do governo ele teve a missão de juntar das pastas de Defesa Civil e Geologia e ainda agregamos uma terceira missão, que são as políticas públicas municipais de segurança, e coube a ele conduzir esse processo. Infelizmente ele nos deixa, mas é para uma missão igualmente relevante.

Prefeitura perdeu apenas dois secretários para as eleições

Napoleão garante que não haverá mais saídas do governo. A primeira perda foi a do ex-secretário de Desenvolvimento Social e vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB). Ele deixou o Executivo no início do ano para retornar à Câmara de Vereadores como líder do governo. No retorno à Casa, porém, ele declarou que deixou o nome à disposição do partido desde dezembro do ano passado.

Schrubbe também sai do governo especificamente para se dedicar à consolidação da candidatura a deputado estadual. A confirmação só vai acontecer em junho, com a convenção do PSB, mas ele já se declara pré-candidato.

Com as duas saídas, o prefeito diz que as mudanças previstas para o secretariado ficam concluídas.

– Tínhamos três mudanças para fazer: na Secretaria de Serviços Urbanos, que já foi definida (desmembrada da pasta de Obras, passou para o comando de Rafael Jansen), agora na Defesa do Cidadão, e o último passo é a Secretaria de Desenvolvimento Social, que por enquanto permanece com a secretária interina (Juliana Rocha Pires).

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13117.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Aline Camargo (aline.camargo@santa.com.br).