A Federação Catarinense de Municípios – FECAM e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRCSC estão promovendo palestras voltadas à administração municipal no campo da contabilidade pública. Os temas "Projeto SICONFI sob a perspectiva municipal" e "Procedimentos Contábeis Patrimoniais" serão apresentados no dia 11 de abril, no auditório do CRCSC, em Florianópolis. Para acompanhar as palestras basta fazer a inscrição pelo site do CRCSC e levar uma lata de leite em pó no dia do evento. As vagas são limitadas.
SICONFI
A partir de 2014 os Balanços Anuais dos poderes ou órgão das unidades federativas para a Secretaria do Tesouro Nacional – STN, passam a ser remetidas via Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI e não mais pelo SISTN como era realizado até o último ano. As planilhas relativas às contas anuais devem ser enviadas por meio de download/upload para fins de consolidação.
Com o objetivo de apresentar essa nova ferramenta aos profissionais ligados à prestação de informações contábeis e orçamentárias nos municípios as entidades realizam, a partir das 13h30, a palestra "Projeto SICONFI sob a perspectiva municipal". O projeto será apresentado em suas diferentes fases e serão também demonstradas as diversas funcionalidades do sistema com a finalidade de dirimir eventuais dúvidas.
O palestrante é Bruno de Sousa Simões, analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, onde atua como gerente de Projeto do Núcleo de Consolidação e Transparência de Contas Públicas na coordenação-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação e trabalha no desenvolvimento do SICONFI.
Procedimentos Contábeis Patrimoniais
Às 16h15 começa a palestra sobre: "Procedimentos Contábeis Patrimoniais". O objetivo é abordar o tema no momento que há necessidade de atualização e registro de depreciação dos bens públicos indicada pelas Novas Normas de Contabilidade Pública.
A palestra vai abranger o reconhecimento e o conceito dos bens públicos, valores justos e os de mercado, a apuração do valor dos bens públicos e a depreciação, amortização e exaustão dos bens patrimoniais.
Valmir Leôncio da Silva será o palestrante, Silva é contador, advogado e auditor, conselheiro eleito do CRCSP, coordenador da Comissão da área pública e professor da Escola de Contas do Tribunal.
Site: Federação Catarinense de Municípios (Fecam).