BLUMENAU/FLORIANÓPOLIS – O uso de tecnologia em sala de aula pode ser um aliado importante para o aprendizado dos alunos, quando os recursos são bem aplicados e alinhados ao conteúdo pedagógico. Para estimular a utilização adequada deste recurso, professores da rede municipal de Florianópolis e São José estão recebendo capacitação gratuita por meio de parceria privada e social. Blumenau já recebeu a capacitação.
O curso integra o projeto Educonexão da NET. Desde que foi criado, em 2011, foram formados 870 educadores no país, em 22 cidades, atingindo uma média de 21.750 alunos.
Com duração de dois meses e carga horária de 60 horas, as aulas são a distância e oferecem aos professores noções de uso de diferentes ferramentas como blogs, sites de pesquisas e softwares livres.
A gerente de Responsabilidade Social da NET, Daniely Gomiero, explica que a teoria do curso está alinhada à prática. Durante as aulas, os professores precisam montar uma webaula usando os recursos disponíveis na internet. No final, eles apresentam o projeto ao tutor e recebem certificado.
– A gente vê ao final da formação que o professor está com uma autoestima maior. Ele percebe que consegue colocar em prática o que aprendeu e que não é tão difícil assim – observa a gerente Daniely.
O trabalho de formação é feito em parceria com o Instituto Crescer, de São Paulo, que oferece os tutores. A NET disponibiliza às escolas ponto de internet de 10 MB e outros dois de TV a cabo para uso de alunos e professores.
Secretarias municipais podem pedir a capacitação
De acordo com a gerente, o projeto não exige contrapartida. O curso chega às escolas via secretarias municipais e o único pedido é para que incentivem os professores a participar. O convite aos educadores é feito em palestra que aborda o uso da tecnologia em aula.
Depois do treinamento em Blumenau, a professora Fabiane Leandro Gregol, da Escola Básica Municipal Pedro I, desenvolveu para o 6º ano B o projeto Webquest, espécie de Powerpoint online com orientações para os alunos trabalharem o tema bullying com o uso da internet. A proposta foi organizada com a professora Pâmela dos Santos.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13130.
Editoria: Geral.
Página: 18.
Jornalista: Thiago Santaella (politica@santa.com.br).