Encontro Brasil-Alemanha gera oportunidades de negócios

Terminou ontem, 20 de novembro, o 25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado desde domingo (18/11), no Parque Vila Germânica, em Blumenau. O evento obteve como resultado a abertura de oportunidades comuns e ampliação das relações bilaterais nos negócios, política e cultura.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Corrêa, anunciou os números finais do evento: 1.858 inscritos – 267 alemães e 1591 brasileiros, além de 911 profissionais envolvidos nos serviços de apoio. "Um dos destaques foi a participação de empresários de pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs", ressaltou.

Segundo Klaus Bräunig, presidente da BDI – confederação das indústrias da Alemanha – "o encontro foi uma reunião extremamente produtiva e vamos continuar com esta cooperação", destacando as discussões sobre os trabalhos bilaterais no setor energético e a intenção dos empresários alemães em investir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O representante da delegação empresarial alemã, Uriel Sharef, disse que "este encontro foi uma oportunidade de discutir o futuro da cooperação e os resultados dos debates foram ótimos". Afirmou que a estabilidade da economia brasileira dá confiança em investir no Brasil, especialmente em energias alternativas e inovação tecnológica. Ele espera que a visita da chanceler Angela Merkel, em maio de 2008, alcance os resultados esperados.

Sharef anunciou algumas propostas da delegação alemã, como a necessidade de normas padrões, mais segurança nas relações comerciais, tributos justos, oportunidades de investimentos em infra-estrutura pelo PAC e cooperação na organização da Copa do Mundo de Futebol em 2014. O embaixador alemão no Brasil, Friedrich Prot von Kunow reforçou os resultados do encontro com o envolvimento do povo de Blumenau e Santa Catarina.

Ao final, foi anunciada a sede do próximo encontro em Colônia, Alemanha, de 24 a 26 de agosto de 2008. A prefeita da cidade, Angela Spizig, disse que já tem experiência com os brasileiros, referindo-se aos 6 mil torcedores do Brasil que permaneceram na cidade durante a Copa do Mundo na Alemanha em 2006. Disse que Colônia é a cidade mais "verde e amarelo" fora do Brasil e que "a prefeita é brasileira de corpo e alma", brincou.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, agradeceu a confiança que foi depositada em Blumenau pelos organizadores do evento e convidou os participantes a retornarem à cidade a negócios ou férias. O governador Luiz Henrique da Silveira elogiou a realização do evento e reafirmou as oportunidades de negócios em Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Imprensa do evento