Colunista do Valor Econômico, Ribamar Oliveira, fala à Adjori sobre o Pacto Federativo

O jornalista Ribamar Oliveira, que será um dos painelistas do Seminário Nacional do Pacto Federativo, que acontece na tarde desta sexta-feira, dia 9 de maio, na sede da Fiesc, em Florianópolis, concedeu entrevista à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC), e demonstrou sua insatisfação em relação à concentração de recursos nas mãos da União.

Em sua opinião, "esta concentração faz com que o próprio prefeito tenha de ir atrás de empréstimo, de recursos, de orçamento. Os incentivos fiscais são pagos com tributos compartilhados entre a União, o estado e os municípios. Por exemplo, na venda de carros. O que é feito? Reduzido o IPI. Mas ao reduzir o IPI, o Governo reduz a base do fundo de participação dos municípios, e com isso, a base de participação dos estados. Então, todas essas questões precisam ser avaliadas", destaca Ribamar.

E completa: a União arrecada hoje 70% do bolo tributário, e depois, estes recursos voltam para os estados e municípios. O que eu me pergunto é, para que este "passeio"? Porque não se rediscute isso para que esse bolo seja arrecadado diretamente pelos municípios e estados?, finaliza o jornalista.

Site: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori).
Editoria: Nosso Meio.