Ministro Paulo Bernardo apresenta o PAC

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, apresentou para empresários alemães e brasileiros, os aspectos gerais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nesta segunda-feira (19/11), durante o 25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que se realiza em Blumenau até dia 20 de novembro. Ele demonstrou o programa nas áreas de logística, transporte e produção energética.

Paulo Bernardo salientou a importância do PAC para atrair investimentos estrangeiros. "O Brasil vive um momento positivo da economia. Temos a inflação controlada, crescimento econômico e, só no último ano, acumulamos a um superávit de 9 bilhões de dólares em exportações", afirmou.

Segundo o ministro, o governo federal deve investir até o ano de 2010 cerca de 59 bilhões de reais em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, do total de 503 billhões do PAC. Ele destacou um dos investimentos em ferrovias: "Prevemos a construção da Linha Norte-Sul que ligará São Paulo e Rio de Janeiro. A construção dessa ferrovia abrange 45% do PIB brasileiro".

O ministro mostrou para os empresários brasileiros e alemães os recursos que serão investidos no setor de produção energética, incluindo a geração e transmissão de energia elétrica, petróleo e gás natural, refino, transporte e petroquímica, além dos biocombustíveis que totalizam 196 bilhões de reais. Ressaltou o papel da indústria automobilística: "Hoje no Brasil, temos 10 montadoras multinacionais que oferecem ao brasileiro 100 modelos de carros bicombustíveis".

Fonte: Assessoria de imprensa do evento