BLUMENAU – Começam hoje as solenidades de formatura dos 852 novos policiais militares de Santa Catarina mas, apesar do número parecer expressivo, não deve chegar perto de solucionar o problema da falta de efetivo nos batalhões. É o que deve ocorrer, por exemplo, em Blumenau, onde o 10º Batalhão de Polícia Militar deve receber apenas 25 soldados. Onze municípios catarinenses terão reforço maior.
O subcomandante do 10º BPM, major Alexsandro Calfeltz, avaliou que qualquer reforço é bem-vindo, pois assim é possível aumentar a atuação nas ruas, mas disse desconhecer o número e ressaltou que a definição será feita hoje, em Florianópolis.
– Se vier este número é muito provável que seja redistribuído para todo o Batalhão – declara.
Além de Blumenau, o 10º Batalhão atende outras nove cidades que compõem a unidade: Timbó, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Ascurra, Apiúna e Rodeio. Na divisão que já foi divulgada pela Polícia Militar de Santa Catarina Blumenau aparece atrás de 11 cidades no número de novos soldados, recebendo menos policiais do que Tubarão e Herval d'Oeste, por exemplo, e empatada com Içara, Araranguá e Caçador.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL), Paulo Cesar Lopes, afirmou que qualquer envio de novos policiais é positivo, mesmo abaixo da necessidade. Para ele, a dificuldade de efetivo é uma questão para todas as cidades do Estado:
– Sempre esperamos mais, principalmente nós que sofremos muito com os assaltos. É pouco, mas já é alguma coisa.
Outras cinco cidades do Vale têm previsão de reforço policial (veja tabela).
Com o ingresso dos novos soldados, a corporação estadual passa a contar com efetivo total de 11.265 policiais. Ainda neste mês, outros 335 alunos começarão o curso de PM, com duração de nove meses. Em agosto a turma de recém formados ainda ganhará o reforço de mais 202 PMs, quando um grupo de mulheres encerrará o período de qualificação.
Florianópolis é a cidade que mais receberá PMs: 102. Juntos, quatro municípios da Grande Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz constituem a região com o maior número de novos soldados, num total de 145.
A chefe da Comunicação Social da PM, tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, diz que a distribuição obedece ao edital no início da inscrição e a critérios técnicos, como a necessidade dos municípios.
– As regiões de Chapecó e de Joinville receberam um número considerável, pois havia a necessidade com o aumento de ocorrências no ano – disse a tenente-coronel.
O comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, diz que os novos soldados atuarão em contato com escolas, comerciantes e a população em geral. Desde que assumiu o cargo, em maio, Cabral tirou PMs que atuavam no setor administrativo e os deslocou para as ruas.
O PLANO
Distribuição dos novos soldados por cidade:
Florianópolis – 102
Chapecó – 70
São José – 60
Palhoça – 40
Joinville – 40
Criciúma – 31
Biguaçu – 30
Lages – 30
Concórdia – 30
Tubarão – 30
Herval d'Oeste – 28
Blumenau – 25
Içara – 25
Araranguá – 25
Caçador – 25
Jaraguá do Sul – 20
Braço do Norte – 20
São Miguel d'Oeste – 20
Dionísio Cerqueira – 20
Itajaí – 19
Santo Amaro da Imperatriz – 15
Curitibanos – 15
Mafra – 15
Balneário Camboriú – 15
Navegantes – 15
Brusque – 15
Laguna – 15
Imbituba – 15
São Francisco do Sul – 12
Canoinhas – 10
São Bento do Sul – 10
Rio do Sul – 10
Fonte: Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13192.
Editoria: Segurança.
Página: 14.