Desapropriações serão debatidas em audiência

A partir das 13h30min de hoje o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) promove audiência pública para debater as desapropriações da BR-470 entre Navegantes e Indaial. Serão cerca de 900 processos no trecho de 74 quilômetros. A reunião será às 13h30min na Sociedade Nova Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 127, Salto do Norte) e contará com a participação de técnicos do órgão. O evento é aberto ao público.

O DNIT não divulgou a lista dos imóveis que serão desapropriados e diz que a decisão visa evitar qua ação de especuladores interessados em adquirir as propriedades por valores abaixo do mercado. O departamento quer coletar os nomes das pessoas que depois serão contatadas individualmente. Os recursos empenhados para o primeiro lote de desapropriações já estão disponíveis.

– Tudo será feito para garantir a segurança do proprietário. As pessoas podem ficar tranquilas – disee o assessor de comunicação do órgão, Breno Maestri.

Na semana passada um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff retirou a previsão de R$ 30 milhões das obras de duplicação. Na época o DNIT garantiu que a ação não passava de um reajuste orçamentário e não significava redução nem cancelamento de quaisquer etapas da obra.

A audiência de hoje será um momento para a sociedade cobrar transparência. Desde o início dos trabalhos nenhum cronograma de trabalho foi divulgado. Pela assessoria de comunicação a autarquia informa que a obra se desenvolve de acordo com o andamento das desapropriações.

Na avaliação do diretor de Comunicação da Associação BR-470 em Nossas Mãos, Luiz Carlos Nemetz, a sociedade precisa participar da audiência e cobrar o andamento da obra. Ele acredita que em função do horário haverá pouca adesão:

– Chamamos a população para ir lá e pedir respeito. Pela 470 passa um terço da economia do Estado. Há mortos e 10 mil mutilados em 10 anos. A comunidade está desacreditada.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13241.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Osiris Reis (osiris.reis@santa.com.br).