Desapropriações vão terminar no fim de 2015

Aproximadamente 200 pessoas participaram da audiência pública proposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ontem. Na pauta, cerca de 900 processos de desapropriações de imóveis localizados às margens da BR-470 entre Navegantes e Indaial. A expectativa é que o primeiro mutirão de desapropriações, com no máximo 50 processos (5,5% do total), aconteça ainda em 2014, mas esta etapa só será concluída até o fim de 2015.

Representantes da sociedade também usaram o encontro para cobrar transparência e velocidade nas obras de duplicação. Mas quem esperava saber sobre o cronograma de trabalho, que até agora não foi divulgado, saiu de lá sem a informação. O superintendente substituto do DNIT em Santa Catarina, Alysson Andrade, classificou as desapropriações como um gargalo no andamento das obras. Segundo ele, será possível divulgar um cronograma após a conclusão dos mutirões.

As obras andaram mais devagar que o esperado, isso porque as desapropriações deveriam ter sido feitas antes de as máquinas começarem os trabalhos na rodovia. Com a lentidão, o governo federal retirou na última semana a previsão orçamentária de R$ 30 milhões para duplicação.

Os técnicos esclareceram dúvidas da comunidade e anteciparam que profissionais identificados com crachá farão visitas em todas as residências e empreendimentos. A autarquia destacou que os proprietários não precisam de advogados para participar dos mutirões. Caso haja desacordo com os valores, a oferta poderá ser questionada na Justiça. Ai sim será necessária a assessoria de um profissional. Diversos advogados compareceram ao encontro e estabeleceram contatos com os proprietários dos imóveis.

A Associação BR-470 em Nossas Mãos manifestou sua insatisfação com relação aos moldes do encontro e andamento das obras. "Lamentável o horário escolhido. Fosse no período noturno, o público certamente seria triplicado…. A obra está longe, mas muito longe de ser efetivada e de reunir condições de iniciar com um ritmo confiável", diz parte da nota.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13242.
Editoria: Geral.
Página: 16.
Jornalista: Osiris Reis (osiris.reis@santa.com.br).