AMMVI participa de Seminário Nacional de Contabilidade Municipal

O Seminário Nacional de Contabilidade Municipal realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Brasília, contou com a participação de contabilistas de todo o Brasil. No encontro, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí esteve representada por seu secretário executivo, José Rafael Corrêa.

"No encontro foi possível debater sobre as tipicidades da gestão municipal que devem ser contempladas nos novos regulamentos" afirma corrêa. O seminário é uma realização da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nos dias 21 e 22 de fevereiro, reuniu contabilistas de todo o Brasil, em Brasília. A Associação dos Municípios

A programação iniciou com a apresentação da equipe responsável pela elaboração dos novos manuais de procedimentos contábeis e de padronização de relatórios. Durante o seminário, foram apresentadas as minutas dos Manuais de Procedimentos da Dívida Ativa, Parcerias Público-Privadas, Despesa Pública e Receita Pública e, também, discutidos os critérios adotados no projeto de Plano de Contas Nacional, a sistemática do Sistema de Coleta de Dados Contábeis dos Entes da Federação (SISTN) e o resultado das discussões do grupo de trabalho de padronização de relatórios. 

As minutas das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), que se encontram em audiência pública no site do CFC, foram apresentadas pela professora Diana Lima, da Universidade de Brasília, e pelo professor Domingos Poubel de Castro, ex-Secretário Federal de Controle. As NBCASP vão inserir a contabilidade pública brasileira nos padrões internacionais.

Fonte: Ascom AMMVI com informações da Agência CNM