INDAIAL – Discutir questões relacionadas à duplicação da BR 470 foi a pauta da reunião que aconteceu em Florianópolis, na terça-feira, dia 4 de novembro, entre os oito prefeitos do Médio Vale do Itajaí e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Vissilar Pretto. De acordo com informações, a comitiva que foi liderada pelo prefeito de Indaial e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Sérgio Almir dos Santos (Serginho), foi composta pelos prefeitos de Blumenau, Napoleão Bernardes; de Ascurra, Moacir Polidoro; de Apiúna, Nicanor Mor; de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; de Rodeio, Paulo Roberto Weiss; de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, e o prefeito em exercício de Timbó, Darcizio Bona, juntamente com a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), que preside o Fórum Parlamentar para Acompanhamento da Duplicação da BR 470.
De acordo com o prefeito Serginho o foco da discussão foi em relação dos acessos aos municípios que estão à beira da BR 470. "Uma das bandeiras regionais junto ao superintendente é que se dê prioridade aos cruzamentos e viadutos de acesso às cidades, enquanto não ocorrem todas as desapropriações do trajeto", observou o prefeito ao destacar que durante o encontro foi solicitado o cronograma das desapropriações e do trabalho físico da obra para que todo o processo possa ser acompanhado.
Serginho informa que a reunião foi solicitada em setembro, com um pedido para que o superintendente do Dnit participasse da assembleia de prefeitos da Ammvi, mas por dificuldades de agenda, Pretto sugeriu que o encontro ocorresse em seu gabinete, em Florianópolis, no dia 4 de novembro. "Durante a reunião foram destacados pontos como as obras de duplicação da rodovia federal, porém, a intenção não foi fazer cobranças, e sim abrir o diálogo com o órgão para que os municípios possam ter mais informações sobre o andamento dos trabalhos e assim programar o dia a dia das cidades, como possíveis intervenções no trânsito", explica o presidente da Ammvi e prefeito de Indaial ao adiantar que entre as informações prestadas aos presentes, está a garantia do DNIT que, no mês de fevereiro de 2015, haverá mutirão de desapropriações para o avanço das obras. Também foi anunciado que o Governo Federal autorizou estudos para obras de duplicação na rodovia entre Indaial a Curitibanos.
O prefeito observa que a duplicação da BR 470, um trecho de 74 quilômetros entre Navegantes e Indaial, está dividida em quatro lotes, e compreende a implantação de 64 quilômetros de ruas laterais, 69 quilômetros de ciclovias e calçadas, viadutos, pontes e passarelas. Os recursos são do Governo Federal, através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
DUPLICAÇÃO BR 470
Lote 1: Navegantes – BR 101 (Km 0 ao Km 18,6)
Extensão: 18,6 km
Principais intervenções: 4 viadutos e 2 pontes
Prazo: 4 anos
Empresa: Consórcio Azza-Sogel
Lote 2: BR 101 a Gaspar (Km 18,6 ao Km 44,9)
Extensão: 26,3 km
Principais intervenções: 9 viadutos e 3 pontes
Empresa: Consórcio Ivaí-Setep
Lote 3: Blumenau (Km 44,9 ao Km 57,8)
Extensão: 12,9 km
Principais intervenções: 8 viadutos e 2 pontes
Prazo: 4 anos
Empresa: Sulcatarinense MACBC
Lote 4: Blumenau a Indaial (Km 57,8 ao km 73,2)
Extensão: 15,4 km
Principais intervenções: 7 viadutos e 2 pontes
Prazo: 4 anos
Empresa: Sulcatarinense MACBC
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1642.
Editoria: Indaial.
Página: 12.
Jornalista: Clarice Graupe Daronco.