A volta dos investimentos na malha ferroviária de Santa Catarina deu mais um pequeno passo nessa quarta-feira (15) em Chapecó. A ordem de serviço para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração, também conhecida como "ferrovia do frango", foi assinada em um ato que contou com a presença dos ministros dos Transportes, Paulo Passos, e Planejamento, Miriam Belchior, do governador Raimundo Colombo (PSD), além de deputados e lideranças empresariais.
A proposta é de construção de 840 quilômetros de uma ferrovia iniciando em Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, passando pela região de Chapecó até o litoral catarinense. A ideia inicial é passar pelo Vale do Itajaí terminando no Completo Portuário do Rio Itajaí-Açu (Itajaí/Navegantes), porém, há uma mobilização para que ela passe pelo Vale do Itapocu (região de Jaraguá do Sul) terminando no porto de São Francisco do Sul.
A decisão sobre o traçado deve ser feita após a conclusão do EVTEA, durante o projeto básico. Tanto o ministro dos Transportes, Paulo Passos, quanto o governador Raimundo Colombo defendem que a escolha seja feita a partir de um estudo técnico.
O consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa será o responsável pelos dois projetos, que totalizam R$ 46 milhões. A obra inteira, segundo o Ministério dos Transportes, pode passar de R$ 6 bilhões.
Opiniões
Para o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, foi um marco importante para o Estado a ordem de serviço para realização do projeto executivo e estudos de viabilidade da Ferrovia da Integração. Ele ressaltou, no entanto, que a entidade continuará monitorando os cronogramas e a realização das obras.
"É uma iniciativa valiosa do governo federal, que finalmente reconhece a importância de termos essa ferrovia da integração, ligando o Oeste ao Litoral catarinense", afirmou Côrte.
Já o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi (PT), que acompanhou a cerimônia, comemorou a notícia, apostando que a ferrovia passará pelo Vale do Itajaí. "Além da valorização para nossa indústria, a ferrovia irá minimizar o fluxo de veículos pesados da BR-470, garantindo melhorias no trânsito", argumentou.
Caminhos de Ferro
A história da Estrada de Ferro Santa Catarina, o abandono dela e o projeto de uma nova ferrovia no Vale do Itajaí foi tema do caderno especial Caminhos de Ferro, publicado pelo Jornal Metas em novembro de 2012. O material completo e multimídia está disponível no endereço www.jornalmetas.com.br/caminhosdeferro.
Veículo: Jornal Metas.
Edição: 1143.
Editoria: Política.
Página: A4.
Jornalista: Giovani Ramos (jornaismo1@jornalmetas.com.br).