A evasão de recursos pertencentes aos municípios em face da manobra fiscal do Governo do Estado apontada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) e o atraso no recebimento das parcelas do Transporte Escolar para a manutenção do serviço prestado pelas prefeituras aos alunos da rede estadual foram alguns dos assuntos a serem discutidos na reunião do Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios. Õ encontro aconteceu na quinta (4) e sexta-feira (5), em São Miguel do Oeste, na sede da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc).
Durante a abertura do evento, o presidente da Ameosc e prefeito de Guarujá do Sul, José Carlos Foiatto, ressaltou a importância da parceria entre Municípios e Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para a conquistas dos pleitos municipalistas. As diversas atribuições que vêm sendo transferidas aos prefeitos e os problemas financeiros enfrentados pelos Municípios foi também abordado pelo diretor de Articulação Institucional da Federação, Celso Vedana. "Essa reunião é no sentido de discutirmos e buscarmos sempre melhores caminhos para continuamente auxiliar os municípios da melhor forma", colocou ele.
Também esteve em pauta o projeto de instituição da Rede Sidems Regional na abrangência das Associações de Municípios e projetos de lei sobre a criação de regiões metropolitanas.
Com informações da Ameosc.