O ministro de Estado das Comunicações, Hélio Costa, que acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita a Florianópolis, anunciou na última quinta-feira (20/3), a doação de telecentros comunitários aos 293 municípios catarinenses. O presidente da Fecam, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba, fez a assinatura simbólica do termo de doação, representando os prefeitos do Estado beneficiados pelo programa de inclusão digital do governo federal, durante a solenidade de lançamento do programa de Revitalização do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis.
Em seu discurso, o ministro de Estado das Comunicações, Hélio Costa, destacou que 108 dos 293 municípios catarinenses, não possui linha de transmissão de celular. "Através de uma parceria com empresas de telecomunicações será possível em 18 meses disponibilizar os telecentros comunitários, com Internet banda larga via Satélite em todos os municípios. 2008 é o ano da inclusão digital", disse.
Cada telecentro comunitário será equipado com 10 computadores, internet banda larga, um projetor multimídia, uma impressora e mobiliários. O objetivo do governo federal é promover o acesso às tecnologias de informação e comunicação e ao acervo de informações e conhecimentos, contribuindo para a inclusão social dos cidadãos brasileiros.
Para o presidente da Federação Catarinense de Municípios, Dávio Leu, os prefeitos catarinenses aprovaram a iniciativa do governo federal, que promoverá a inclusão digital da população menos favorecida. "As prefeituras são parceiras do governo federal e não medirão esforços para agilizar a implementação dos telecentros nos municípios catarinenses", disse.
Fonte: Ascom Fecam