Ensaio do Paixão e Morte de um Homem Livre reúne cerca de 500 voluntários

Cerca de 500 voluntários do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre 2017 estiveram reunidos no pátio do Salão da Igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba, na tarde de domingo, 19, para mais um ensaio da peça deste ano. Pela primeira vez a encenação contou com todo o elenco que irá atuar nas 30 cenas que integram o teatro nesta 21ª edição.

"Para nós é uma grande alegria receber todas essas pessoas que fazem o espetáculo acontecer como um todo. Hoje foi o pontapé inicial, com o ensaio desde a coreografia de abertura até a cena 30, da Ressurreição. E isso nos aproxima ainda mais da chegada das apresentações, o que deixa o coração bater mais forte e nos motiva a realizar esse trabalho", comentou o presidente da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), Marcelo Nascimento.

Antes do início das apresentações os voluntários receberam orientações da coordenação do espetáculo, bem como as palavras e orações do Padre Marilton Nuss, que reforçou ainda mais o papel e a importância de cada integrante da peça. "O principal objetivo é evangelizar através da arte e, apesar de ser um desafio muito grande, treinar e coordenar todas as entradas e saídas dos voluntários nas cenas, fazemos tudo com muita alegria e amor", ressaltou na oportunidade o diretor Artístico, Marcelo Carminatti.

Segundo ele, os primeiros ensaios servem para preparação e refinamento do espetáculo, para que cada cena possa ser bem trabalhada e apresentada da melhor forma possível. "Queremos apresentar ao público um trabalho de qualidade e isso está sendo feito desde a confecção dos trajes até a execução das cenas. Todas as equipes estão trabalhando a todo o vapor. O clima é sempre um desafio, mas mesmo com chuva é possível fazer esse trabalho acontecer", completou Caminatti.

Som e iluminação

Uma das equipes que atua nas apresentações é a de som e iluminação, que iniciou o trabalho antes mesmo dos ensaios começarem, na gravação das falas dos personagens em estúdio, o que foi realizado ainda em 2016. De acordo com o responsável pelo estúdio e iluminação, Derlan Kohler, em janeiro deste ano já foram adquiridos alguns equipamentos, e iniciados também os projetos para a montagem da iluminação no palco. Nos ensaios, a equipe trabalha a entrada das luzes e disposição das mesmas em cada cena. "O trabalho é intenso e cansativo, mas nada supera a satisfação de fazer parte desse espetáculo. O intuito é de que no ensaio de Domingo de Ramos tenhamos tudo pronto em termos de iluminação para ensaiarmos com todos os equipamentos", comenta o técnico, que participa do teatro desde 2003.

Este ano, serão cerca de cem pontos de luzes em todo o espetáculo e desses, em torno de 60 pontos estarão presentes somente nos palcos, para a iluminação cênica, desde os palácios, colunas até a decoração. "A iluminação é algo que completa o cenário, contribui para os efeitos e sequência das cenas. Além disso, tem a função de ressaltar o que precisa aparecer ou não em determinados momentos da peça, o que acaba sendo essencial ao longo das apresentações", completa Derlan.

Este ano, o espetáculo conta também com 30 pontos de som espalhados no ambiente e a equipe atua com dois backups de geradores e dois notebooks simultâneos, para que caso haja alguma falha nas trilhas e áudios, não haja problema. "É uma responsabilidade muito grande, já que o som e os áudios não podem parar de forma alguma durante as apresentações. Se uma luz queima em uma das cenas é uma coisa, mas se o áudio falha acaba comprometendo a apresentação como um todo. Ou seja, quando o espetáculo começa é como um avião que decola: nada pode dar errado", comenta responsável pelas trilhas sonoras, Arisson Kohler, que participa desde a primeira edição do teatro na Capela São Cristóvão, em 1997, e sempre esteve envolvido na AACSP.

Ingressos

Os ingressos para as apresentações deste ano do "Paixão e Morte de um Homem Livre" podem ser adquiridos em 13 pontos de distribuição. Em Guabiruba no Mercado Bom Dia (Lageado Baixo), Mercado Baron (São Pedro), Mercado Rothermel (Guabiruba Sul), Mercado Kohler (Aymoré), Secretaria da Igreja Matriz de Guabiruba (Centro) e na Fundação Cultural. Em Brusque a venda de ingressos será na Loja WJ (Centro) e na Secretaria da Paróquia São Luís Gonzaga. Há, ainda, ingressos disponíveis em todas as unidades do Supermercado Carol, em Guabiruba, Brusque, Nova Trento e Blumenau.

Além disso, todos os atores voluntários também estarão com ingressos disponíveis e ainda é possível reservar seu ingresso através da página do Espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre no Facebook ou através do site www.aacsp.com.br. São esperadas oito mil pessoas nas duas edições do espetáculo em 2017.

O ingresso custa R$ 10 e a meia entrada, R$ 5, destinada para crianças até sete anos, estudantes (com a apresentação de carteirinha) e idosos. Pessoas portadoras de necessidades especiais podem retirar seu ingresso sem custo, nos pontos de vendas. As entradas têm cores diferentes e, por essa razão, é preciso informar no ato da compra qual dia se pretende prestigiar o evento: dia 13 de abril, às 21h ou dia 14 de abril, às 19h30.

Mais informações pelo telefone: (47) 99137-4740 ou (47) 99971-2699.

"Orientamos quem deseja prestigiar o espetáculo na Sexta-feira Santa, 14 de abril, em especial, que procure os pontos de venda, pois os mesmos estão se encaminhando para a reta final. Não podemos exceder o limite de 4 mil ingressos, então quem quiser, que já procure os pontos de vendas e garanta o seu lugar no espetáculo", ressalta o presidente da AACSP.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.