II Seminário Catarinense De Acolhimento Institucional e Familiar acontecerá em Itá

Aprofundar o conhecimento sobre os serviços de acolhimento institucional e familiar em Santa Catarina, garantir seu reordenamento e a efetiva qualidade nos serviços prestados. Esses são alguns dos objetivos do II Seminário Catarinense de Acolhimento Institucional e Familiar, que acontecerá em Itá, entre os dias 6 e 7 de abril. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) o evento está com inscrições abertas.

Entre os temas que serão debatidas durante os dois dias estão a importância da formação de vínculos afetivos saudáveis na primeira infância: os sentimentos e as emoções em acolher; o serviço de família acolhedora: metodologia de trabalho e a implantação do serviço junto aos municípios; a formação de equipe de trabalho e a relação dos serviços de acolhimento com o sistema de garantia de direitos; e a guarda subsidiada como alternativa de garantia da convivência na família extensa: possibilidades e desafios. Além disso, serão promovidas oficinas sobre a metodologia de trabalho com adolescentes nos serviços de acolhimento; o apadrinhamento afetivo nos serviços de acolhimento e famílias acolhedoras: as especificidades no atendimento das crianças e das famílias acolhedoras.

Entre os participantes confirmados estão o inglês Mick Pease, assistente social, Fundador e diretor da Substitute Families for Abandoned Children (SFAC), da Inglaterra; Marcelo Wegner, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de SC; Jane Valente, assistente social, doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo, secretária municipal de Assistência de Campinas/SP, consultora da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar (RELAF) e Isabel Bittencourt, assistente social, com atuação no Poder Judiciário de Santa Catarina/Comarca de São Bento do Sul.

As inscrições são limitadas e vão até 5 de abril. O Seminário acontecerá no Itá Thermas Resort e Spa. Mais informações, clique aqui.

Com informações da Ascom Fecam.