You are currently viewing Pagamento dos precatórios dos municípios pauta reunião do Conselho Político da Fecam

Pagamento dos precatórios dos municípios pauta reunião do Conselho Político da Fecam

Prefeitos de várias regiões do estado, membros do Conselho Político da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e secretário executivos de Associações de Municípios participaram nesta terça-feira (4), em Florianópolis, da reunião do Conselho Político da Fecam. Um dos principais pontos da pauta foi o pagamento dos precatórios.

A Fecam solicitará uma audiência junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina para buscar um entendimento em relação a utilização dos depósitos judiciais como recurso para financiamento dos precatórios. De acordo com o assessor jurídico da entidade, Diogo Beppler, hoje a constituição permite a utilização do depósito judicial para o pagamento de precatórios, mas o TJ entende que a norma carece de regulamentação.

Em 2015 foi publicada uma ação diretoa de inconstitucionalidade que diminuiu de nove para cinco anos o prazo para que os municípios que optaram pelo Regime Especial quitem seus precatórios. "Muitos municípios ficam assim com a receita corrente líquida comprometida sem ter condições de fazer frente a este pagamento", explica a presidente da Fecam e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.

As divergência entre as leis que deliberam sobre o licenciamento ambiental, dívidas com a previdência, aquisição de medicamentos por ata única de registro de preços e Programa Criança Feliz foram outros assuntos debatidos na ocasião.

Serviços Publicitários

Durante a reunião, os presidentes do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC), Pedro Cherem, e da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT), Marcello Petrelli, apresentaram o Manual de Licitações para elaboração de processos licitatórios de serviços publicitários.

Com informações da Ascom Fecam.