You are currently viewing AMMVI apresenta programa de gestão pública ao TCE
AMMVI apresenta programa de gestão pública ao TCE.

AMMVI apresenta programa de gestão pública ao TCE

Na tarde desta segunda-feira (10), o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, apresentou ao vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, o trabalho que a Associação vem desenvolvendo na área de gestão pública.

Na ocasião, o secretário esclareceu que o programa de gestão pública desenvolvido pela AMMVI na região traz projetos que envolvem as áreas de licitação e contratos, patrimônio e frotas, tributação, controle interno e transparência, custos e recursos humanos.

A agente de controle interno da AMMVI, Sabrina Furlani, explica que foi apresentado ao conselheiro da Corte Catarinense algumas especificidades nas áreas de transparência e controle interno. “Estamos assessorando os municípios do Médio Vale no cumprimento da Lei da Transparência, articulando com os órgãos de controle e implementando melhorias que possam apoiar a gestão municipal e fortalecer as ferramentas de controle e fiscalização”, elucida Sabrina.

Corrêa esclarece ainda que a AMMVI está atuando na estruturação dos controles internos municipais, de forma que estes estejam preparados para as mudanças na legislação e a administração municipal aperfeiçoe os processos de licitações e contratos, prestação de contas, transparência pública e ouvidoria.

O secretário executivo observa que a parceria com o TCE é imprescindível para a modernização da gestão municipal. “O Tribunal é um importante parceiro na implementação de políticas públicas que venham ao encontro das legislações que envolvem controle e transparência. Isso garante aos Municípios maior apoio nas decisões e favorece a correta aplicação dos recursos públicos, com vistas à qualidade de vida do cidadão”, analisa Corrêa.

Observatório da Despesa Pública

Durante a reunião, o vice-presidente do TCE falou também do projeto Observatório da Despesa Pública – Tribunal de Contas (ODP.TC). O acordo firmado entre o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e o TCE/SC promoverá a integração de metodologias, bem como o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias para incrementar as ações de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas.

Segundo Ferreira Júnior, a proposta do ODP é viabilizar ações conjuntas e padronizar procedimentos voltados ao monitoramento dos gastos públicos e à prevenção e ao combate da corrupção. O ODP é a unidade de produção de informações estratégicas do Ministério com ênfase àquelas que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

O controlador interno da prefeitura de Indaial, Vladimir Steiner, presente na reunião, disse que os municípios do Médio Vale se colocam à disposição para firmar parcerias em prol do projeto e sua viabilização na região. Segundo ele, o Colegiado de Controladores Internos Municipais da AMMVI está articulado para incrementar ações de transparência na região.

Michele Prada, Ascom AMMVI.