Foram abertas as candidaturas para os prêmios literários da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que vão reconhecer autores, tradutores e projetistas gráficos de obras inéditas publicadas e impressas no Brasil. Os interessados devem se inscrever pelo correio até o dia 8 de agosto.
As obras devem ter sido escritas em língua portuguesa, e publicadas no período entre 1º de maio de 2016 e 30 de abril de 2017. Além disso, é preciso que tenham número padrão de registro internacional (ISBN) e estejam em conformidade com a Lei 10.994/2004 do Depósito Legal. Essa legislação determina o envio de um exemplar de todas as publicações produzidas no nosso país à Biblioteca Nacional.
Apesar da iniciativa não possibilitar que os Municípios sejam proponentes, as prefeituras podem divulgar a mesma junto aos agentes culturais locais do segmento literário, haja vista que, proporcionar os meios de acesso à cultura é uma competência constitucional comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Ao todo, serão reconhecidas obras em nove categorias: poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens, romance – Prêmio Machado de Assis, conto – Prêmio Clarice Lispector, tradução – Prêmio Paulo Rónai, ensaio social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, ensaio literário – Prêmio Mario de Andrade, projeto gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães, literatura infantil – Prêmio Sylvia Orthof e literatura juvenil – Prêmio Glória Pondé.
Os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmio no valor bruto de R$ 30 mil. Mais informações a respeito da iniciativa podem ser consultadas no edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail premioliterario2017@bn.gov.br ou pelo telefone: (21) 2220-2796.
Acesse aqui o edital.
Com informações da Agência CNM.