Capacitar o servidor público para organizar os bens da administração pública é o objetivo do Curso Administração do Patrimônio Público, realizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) em parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O evento acontece nesta sexta-feira, 20 de junho, a partir das 8h30, no auditório da Associação, em Blumenau. Hoje (17), mais de 60 participantes já realizaram a inscrição.
O curso reunirá secretários municipais, contadores e servidores públicos responsáveis pela administração do patrimônio e controle interno de prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios. A capacitação será realizada pelo professor Alexandre Alves, Secretário da Fazenda de Jaraguá do Sul. Alves é contabilista, bacharel em Direito, especialista em Administração Pública – Controladoria.
No curso o palestrante destacará as etapas de organização do patrimônio público. Alves explica que a prefeitura precisa fazer o levantamento dos bens, cadastrá-los, identificar um responsável por cada tipo de bens, definir os instrumentos de uso para em seguida estruturar o inventário, que apresente todos os bens do município.
"No curso vamos mostrar a importância do zelo e da guarda dos bens da administração pública. Nosso objetivo é organizar o setor de administração do patrimônio público para que a prefeitura tenha um controle mais efetivo e possa ter economia na manutenção", disse.
Alves destaca que nos municípios há um setor de administração pública, mas ainda não está estruturado e organizado de forma adequada para garantir a conservação dos bens e o correto uso.
Fonte: Ascom Fecam