You are currently viewing História de 48 anos pelo Médio Vale

História de 48 anos pelo Médio Vale

Fundada no dia 2 de agosto de 1969, em meio ao crescimento do movimento municipalista catarinense, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) vem participando da construção da história de Santa Catarina e contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Em sua trajetória como entidade que atua na defesa dos interesses dos municípios, a Ammvi levantou relevantes bandeiras em prol da integração do Médio Vale e da autonomia dos municípios, para que estes tivessem a garantia de recursos diante de tal injusta distribuição de impostos trazida pela legislação brasileira.

Nestes 48 anos de trabalho pelo Médio Vale, a associação firmou relevantes parcerias com entidades de fiscalização, esferas de governo e instituições representativas que garantiram às administrações públicas municipais modernização dos processos, cumprimento das legislações e atendimento aos pleitos dos agentes políticos. As reivindicações são anualmente renovadas e as ações com enfoque em gestão municipal são construídas coletivamente para atender as demandas dos municípios.

Este caminhar pelo municipalismo trouxe significativas conquistas aos municípios e garantia de recursos outrora almejados. As mais recentes vitórias decorrentes da união de esforços foram a derrubada do veto do Imposto sobre Serviço (ISS), o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o parcelamento da dívida previdenciária, a prorrogação dos restos a pagar dos convênios da União e o pagamento do ICMS e do Fundeb referentes ao Fundosocial.

As vitórias são fruto, também, do trabalho dos 13 colegiados setoriais que primam pela troca de experiências e resolução conjunta das problemáticas comuns. Os prefeitos e servidores têm orgulho de fazer parte da história da Ammvi, pois os resultados positivos são sentidos no dia a dia dos municípios, nos serviços prestados aos 758 mil cidadãos e no fomento ao desenvolvimento regional. Porém, os desafios ainda são grandes e seguiremos audaciosos na busca pela superação de objetivos em prol do Médio Vale do Itajaí.

José Luiz Colombi, presidente da Ammvi e prefeito de Botuverá.

Artigo publicado no Jornal de Santa Catarina, edição de 02/08/2017, editoria Artigo.