Durante o feriado de 7 de Setembro os voluntários da PATA – Protegendo os Animais com Todo Amor, em parceria com a Prefeitura de Guabiruba, colocaram na rua uma campanha de alerta sobre o crime de abandono de animais e de incentivo à denúncia. A mensagem nas dez placas lembra que o abandono é crime e orienta a população a registrar um boletim de ocorrência (BO) na delegacia ao flagrar a situação.
As placas foram instaladas nas ruas Alois Erthal, Independência, Antônio Fischer, Guabirupé, Lageado Baixo, Pedro Keller, Vilson Gums, Pomerânia/Gaspar Alto e no trevo entre os bairros Guabiruba Sul e Planície Alta. Os locais escolhidos são os que registram maior número de abandono, além da região central onde o fluxo de pessoas é maior.
A presidente da PATA, Kelly Cristine Stricker, diz que a campanha visa abordar a questão do abandono de animais como um tema que deve ter envolvimento da sociedade e do poder público. “Essa prática cruel deve ser combatida com a conscientização da população, em cuidar e zelar pela saúde e bem-estar dos animais domésticos”, pontua.
Para o vereador Felipe Eilert dos Santos, que acompanhou a atividade, por meio da castração pode-se evitar que os animais procriem descontroladamente e indiscriminadamente, o que acaba levando pessoas a se desfazer dos filhotes indesejados de forma criminosa, contribuindo para aumentar o índice de abandono.
“O abandono de animais é considerado crime ambiental, que prevê multa e detenção. Para que a polícia possa investigar e a justiça punir, torna-se necessário que a sociedade denuncie. Portanto, o registro de um Boletim de Ocorrência é importantíssimo para acabar com a impunidade”, afirma.
Ao se deparar com alguém abandonando animais é necessário anotar placa do veículo ou tirar uma fotografia para comprovar a autoria do crime. Também é possível denunciar ligando para o 190. A PATA auxilia no processo e oferece orientações.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.