AMMVI recebe título de Honra Municipalista

Pela contribuição ao fortalecimento do movimento municipalista, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) recebeu o título de Honra Municipalista, concedido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na última quinta-feira (03/07). A solenidade aconteceu durante a assembléia geral de prefeitos alusiva ao 28º aniversário da Federação, em Rio do Sul, onde a primeira associação microrregional foi fundada – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Na ocasião, o título foi concedido aos principais parceiros que, nestes 28 anos, auxiliaram nas ações da Fecam, culminando com importantes conquistas aos municípios. "É o momento de destacar a atuação dos parceiros que durante a trajetória da Federação não mediram esforços para impulsionar o crescimento da entidade" afirma o presidente da Fecam, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba.

A homenagem concedida a AMMVI foi recebida pelo presidente da Associação, Olímpio Tomio, prefeito de Indaial, e Carlos Alberto Pegoretti, prefeito de Rodeio que, na ocasião, representavam a entidade.  "Ficamos gratos com o título de Honra Municipalista, o qual sinaliza o bom relacionamento institucional da AMMVI com a Fecam, bem como reconhece as ações da entidade em defesa dos interesses dos municípios" declara o presidente da AMMVI.

Segundo Tomio, ao longo desses anos, a AMMVI foi parceira da Fecam na atuação em prol do movimento municipalista. "A parceria foi promissora e importantes conquistas foram alcançadas nesses 28 anos. Com certeza todas as entidades municipalistas são merecedoras do título e têm muito a comemorar" conclui.

Entre os homenageados, a Fecam concedeu o título aos ex-presidentes das gestões 2005, 2006 e 2007, associações de municípios, instituições e personalidades catarinenses. Ao todo, foram 37 homenageados com o título de Honra Municipalista.

Assembléia de Prefeitos

Além de relembrar a história da entidade e homenagear os militantes do movimento municipalista, os prefeitos debateram as relações federativas e a gestão da comunicação durante a assembléia geral de prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) que aconteceu na manhã da quinta-feira, 3 de julho, em Rio do Sul,

Na oportunidade, a Federação apresentou ainda seus principais avanços ao longo dos 28 anos de história. Entre as principais conquistas da entidade em prol dos municípios estão a mobilização e articulação pela aprovação do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (60 milhões de reais), a cobrança da iluminação pública (168 milhões de reais) e os recursos do Prodec (12 milhões de reais), além da evolução do orçamento do transporte escolar (45 milhões de reais).

"Muitas destas conquistas pleiteadas pela Federação contou com o apoio dos ex-presidentes, associações de municípios e entidades ligadas à administração pública. O mérito é um agradecimento aos parceiros", afirma o presidente da Fecam, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba.

Dávio ressalta que uma das principais conquistas dos municípios catarinenses foi a aprovação da Constituição de 1988, que reconheceu o município como ente federado. Por isto, a Fecam concedeu Honra Municipalista ao sub-relator da matéria, o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis.

Nestes 28 anos, a parceria da FECAM com as associações de municípios foi fundamental para a capacitação dos prefeitos e agentes públicos. "Nestes últimos quatro anos foram mais de 12 mil capacitados", disse o presidente da Federação. 

Fonte: Michele Prada/ASCOM AMMVI