Fecam entrega título de Honra Municipalista ao Fórum Parlamentar Catarinense

O presidente da AMMVI, Olímpio Tomio, prefeito de Indaial, representou a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) durante a solenidade de transmissão de cargo da coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, na manhã de hoje (15), na Assembléia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. A nova coordenadora, senadora Ideli Salvatti (PT) recebeu o cargo do deputado Paulo Bornhausen (DEM) e permanece no mandato até fevereiro de 2009.

Na ocasião, Tomio fez a entrega do título de Honra Municipalista ao Fórum, concedido pela Fecam aos senadores e deputados federais pelo apoio aos pleitos dos municípios. A coordenadora do Fórum fez a leitura da mensagem. "O trabalho do Fórum é suprapartidário, uma vez que sua secretaria executiva é composta por um representante de cada partido. O objetivo do Fórum é tratar de temas relevantes para Santa Catarina", disse.

Para o presidente da AMMVI, o Fórum Parlamentar Catarinense é importante para garantir que os interesses dos municípios sejam defendidos pelos parlamentares no Congresso Nacional e junto ao governo federal. "Mais do que assegurar recursos de emendas aos municípios é importante que o Fórum apóie os municípios na defesa do movimento municipalista, assegurando benefícios aos cidadãos", disse.

A Fecam parabeniza a senadora Ideli Salvatti e reafirma o compromisso da entidade e das 20 associações de municípios de atuar em parceria com o Fórum Parlamentar Catarinense na defesa dos interesses dos municípios.

Assumindo a presidência do Fórum, que é formado por 16 deputados federais e três senadores, Ideli terá a missão de organizar ações conjuntas da bancada catarinense no Congresso Nacional, em especial, na busca de recursos para o Estado.

Participaram da solenidade, o senador Neuto de Conto,  os deputados federais: Angela Amin, Celso Maldaner, Edinho Bez, Gervásio Silva, João Matos, Nelson Goetten, Cláudio Vignatti e Odacir Zonta, o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia e diversas autoridades

Desafios

No decorrer do encontro, a coordenadora do Fórum destacou as duas ações que terão prioridade no seu mandato: o encaminhamento das emendas para o orçamento de 2009 e a garantia da execução do orçamento previsto para este ano.

Outras questões de interesse estadual como o gás natural, a descoberta e a extração do pré-sal, bem como o aproveitamento da indústria naval, também foram observadas pela senadora, que pediu uma atenção especial do Fórum, entidades e órgão públicos de Santa Catarina.

"Vamos acordar Santa Catarina para a questão do destino que será dado aos recursos oriundos da exploração do petróleo e do gás das reservas marítimas encontradas na camada pré-sal, que são nossos" discursou. Segundo ela, o assunto será tratado em uma próxima reunião como o governo do Estado, municípios e entidades ligadas ao setor.

Emendas para o Turismo

O Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto Filho, esteve presente na solenidade, na qual apresentou uma proposta de aplicação dos recursos das emendas da bancada catarinense para custear os projetos turísticos para Santa Catarina. Ele destacou que o governo do Estado solicitou ao Ministério R$ 133.500,00.

Em seu pronunciamento, o ministro reforçou a potencialidade turística do Estado, a sua importância para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. "É fundamental esse contato entre o Ministério do Turismo e as bancadas estaduais", disse.

Para o presidente da AMMVI, Olímpio Tomio, a região do Médio Vale do Itajaí possui fortes condicionantes para pleitear recursos, uma vez que o Consórcio de Turismo já realiza ações relevantes voltadas ao setor, de forma a fortificar o turismo na região e, principalmente, no Vale Europeu.

Fonte: ASCOM AMMVI com informações da Fecam