Maior evento de capacitação externa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), o XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal reuniu na etapa de Blumenau mais de 310 agentes públicos dos municípios do Médio Vale do Itajaí, no dia 5 de julho. O evento, realizado na Universidade Regional de Blumenau (Furb), contou com a parceria da AMMVI.
Até 31 de julho, os técnicos do TCE/SC percorrerão 11 etapas regionais, com o objetivo de aproximar o órgão fiscalizador daqueles que aplicam o dinheiro público e dar orientação sobre boas práticas para o aperfeiçoamento da gestão.
“É muito importante sair do Tribunal e percorrer todo o Estado para levar conhecimento aos nossos jurisdicionados”, observou o corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Wilson Rogério Wan Dall, ao destacar o papel orientativo da Corte de Contas, durante a etapa de Blumenau.
“Nós da administração pública, às vezes, temos dúvida sobre determinados procedimentos e o Ciclo é uma oportunidade de conhecer a interpretação do Tribunal sobre normas e legislação. Este canal aberto é de extrema importância”, falou o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, que acompanhou a oficina na sala de Licitações e Contratos.
Durante todo o dia, os agentes públicos se dividiram em três salas temáticas: contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações e contratos. Os temas abordados nas oficinas tiveram apoio de um livro-texto disponibilizado apenas na versão eletrônica no Portal da Corte de Contas (www.tce.sc.gov.br), no link Publicações/Ciclos de Estudos.
Com a organização do Instituto de Contas do TCE/SC (Icon), o evento tem a parceria das Associações de Municípios de Santa Catarina e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).
Com informações da Acom TCE/SC.