You are currently viewing Seminário debate do turismo como ferramenta de desenvolvimento

Seminário debate do turismo como ferramenta de desenvolvimento

A atividade turística como elo de integração regional e fortalecimento dos municípios catarinenses. Esta e outras questões serão abordadas de forma democrática, durante o Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal, evento gratuito promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) com a realização da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O evento acontece nos dias 18 e 19, no Plaza Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz.

Voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Turismo, Cultura, Administração e Lazer, diretores e técnicos da área, profissionais do Trade Turístico e estudantes, o encontro tem como objetivo debater o papel do turismo como ferramenta propulsora do desenvolvimento.

A conferência de abertura será sobre território e identidade e integrará um painel que percorrerá toda a manhã do dia 18, com o tema Turismo e Comunidade que abordará ainda “Turismo Pedagógico, alternativa para o fortalecimento da identidade local”; “Museus e o Turismo Cultural” e Turismo Criativo”. 

No período da tarde os temas girarão em torno do tema Meio Ambiente e Turismo com palestras como: “Turismo como Estratégia de Conservação Ambiental”; “Implementação de Trilhas Ecológicas – áreas prioritárias, estabelecimento de parcerias locais e processo de manejo”; “Circuito de Caminhadas”; “Implantação de Parques Ecológicos Municipais” e “Agroturismo, alternativa para a preservação e conservação do meio ambiente”. Inovação e Pesquisa no Turismo também nortearão a programação da tarde com a apresentação dos Novos Portais Municipais de Turismo da Fecam, Cidades Inteligentes e o Econômico local do turismo e pesquisa.

Na manhã do dia 19, o tema central será a Regionalização e Gestão do Turismo. Entre as palestras o “Programa de Regionalização do Turismo – Instâncias de Governança e Destinos Indutores”, a “Metodologia de Categorização dos Municípios e o Mapa do Turismo Brasileiro”, a “Implantação do CPF do Turismo (Conselho, Plano e Fundo). Ainda nesse dia serão apresentadas Práticas Regionais em Planejamento e Gestão do Turismo.

Com informações da Fecam.