You are currently viewing Colegiado de Educação da AMMVI discute educação especial
Reunião do Colegiado de Educação, realizada dia 17 de setembro de 2018, na AMMVI, em Blumenau.

Colegiado de Educação da AMMVI discute educação especial

Na manhã desta segunda-feira (17), os secretários de Educação dos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí se reuniram para tratar sobre a educação especial. Diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios e visando aprimorar os serviços nesta área, os secretários conheceram a experiência exitosa de Jaraguá do Sul e a política que será implantada por Gaspar.

Kathlen Hass da Rocha, coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, apresentou a estrutura do município com trabalhos voltados para esta área, as ações da equipe e a base norteadora para atuação voltada a esta demanda. Segundo ela, o município segue as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e a Lei Brasileira da Inclusão.

A coordenadora explicou ainda que o município faz a contratação de profissional de apoio escolar para realizar a função de monitor ou cuidador, o qual vai auxiliar o estudante com deficiência nas atividades de alimentação locomoção e higiene.

Dentre outras atividades, o município possui ainda o atendimento educacional especializado, que objetiva complementar ou suplementar a formação do estudante por meio de disponibilização de serviços e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

Na reunião, os secretários conheceram ainda a Política de Educação Especial do município de Gaspar, prevista para ser implantada nos próximos meses. Conforme a secretária de Educação de Gaspar, Zilma Benevenutti, a nova política é sustentável e visa à manutenção da equidade, como também é preventiva para garantir a estrutura física e humana básica.

A nova política de Gaspar vai garantir apoio aos planejamentos inclusivos no ensino regular, materiais e processos que garantam a acessibilidade e assistência, atendimento educacional especializado e realização do estudo de caso.

Durante a reunião, os secretários discutiram ainda sobre calendário escolar do próximo ano, projeto de transparência municipal nas escolas e demais assuntos pertinentes à educação.

Michele Prada, Ascom AMMVI.