You are currently viewing Portais de Turismo em Santa Catarina: opções da Serra ao Litoral

Portais de Turismo em Santa Catarina: opções da Serra ao Litoral

Trilhas, cachoeiras, serras, vinhedos, praias, farta gastronomia, religiosidade, cultura, história. De Norte a Sul, Leste a Oeste, essas são algumas das milhares de atrações turísticas espalhadas pelos 95 mil quilômetros quadrados que formam Santa Catarina. Colonizado por imigrantes europeus, principalmente, alemães e italianos, o Estado proporciona experiências turísticas diferenciadas em seus 295 municípios.

Com o intuito de disponibilizar em plataforma única todas as informações sobre os potenciais atrativos, história do município, roteiros, opções de hospedagem, gastronomia e agenda de eventos, além de guia de serviços e conexão com redes sociais, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) modernizou o Portal Municipal de Turismo.

Os portais já estão disponíveis gratuitamente para todos os municípios, que ficam responsáveis por abastecer com as informações. Até o momento, 263 cidades fazem o uso. “Formatamos um grande projeto de um único portal que serve tanto para municípios maiores quanto para os menores. O sucesso da utilização vai depender de cada gestor, pois o município tem total autonomia sobre a gestão e inserção das informações”, explica a assessora de Turismo da Fecam, Raquel Rodrigues. Conforme Raquel, os portais proporcionam economia aos gestores, uma vez que tanto o desenvolvimento, quanto a hospedagem do sistema são oferecidos gratuitamente.

Os primeiros resultados com o uso dos portais foram apresentados durante o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, no dia 19 de setembro, em Santo Amaro da Imperatriz. O evento teve como objetivo ampliar a visão dos potenciais do turismo em todos os segmentos, considerando ações intersetoriais e estratégicas para desenvolver a atividade e fomentar o interesse pela cultura local, os costumes e a valorização da história.

A Fecam, a partir do seu processo de reposicionamento estratégico, apresenta novas tarefas e busca aprofundar o apoio aos municípios. Neste cenário, a Federação trata do tema turismo em conexão com os eixos de Gestão Eficiente e Desenvolvimento Sustentável. “Precisamos novas fontes de receita e criatividade no desenvolvimento econômico. Significa que em tempos de crise temos ainda mais responsabilidade em melhorar a gestão local e nesse momento o foco é fortalecer projetos com as prefeituras, dando mais eficiência a elas e oportunidade de receita financeira”, destaca o diretor executivo da FECAM, Rui Braun.

Não importa o tipo de turismo, Santa Catarina oferece atrativos para todos os gostos. Confira abaixo e veja como o tamanho do município independe do seu potencial turístico.

Assista vídeo sobre os novos portais de Turismo. 

Informações adicionais

Santa Catarina possui doze regiões turísticas conforme o Mapa do Turismo Brasileiro (2017). São elas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu. Cada região apresenta oferta turística diversificada, desenvolvida nas áreas de lazer, negócios e serviços.

Com informações da Fecam.