Benedito Novo decreta estado de calamidade pública

O município de Benedito Novo, que já tinha decretado Estado de Emergência por causa das chuvas que atingiram o município no dia 6 de outubro (Decreto nº 68/2008) e no dia 12 de novembro (Decreto nº 89/2008), voltou a sofrer com as chuvas ocasionando desmoronamentos e soterramentos.

O município registrou inúmeros desmoronamentos e soterramentos atingindo residências com várias famílias desabrigadas, sendo que duas pessoas vieram a óbito. No interior várias barreiras interromperam o trânsito em praticamente todas as localidades do município. Muitas pontes e pontilhões foram danificados e estão totalmente comprometidos.

A Secretaria de Obras do Município e a Defesa Civil estão realizando levantamentos dos prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Várias comunidades do interior estão completamente isoladas e a Secretaria de Obras do município está tentando retirar barreiras nas principais comunidades.

A Defesa Civil também esta fazendo levantamento das áreas de risco. As pessoas estão sendo retiradas de suas casas e alojadas no Ginásio de Esportes e residências de parentes. Até o momento o número de famílias desabrigadas chega a 70.

A Secretaria Municipal e Estadual de Educação suspendeu as aulas por tempo intederminado. Diante dos inumeros problemas ocasionados pelas fortes chuvas, o Prefeito Municipal Carlindo Alberto Persuhn decretou ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA (Decreto nº 100/2008), nesta terça-feira, 25 de novembro.

As pessoas que desejam enviar fotos referentes a enchente poderão encaminhar para o email beneditonovo@beneditonovo.sc.gov.br com a identificação do local. As fotos serão utilizadas no arquivo histórico e auxilio da defesa civil.

Doações e qualquer tipo de ajuda inclusive veículos para retirada de mudanças serão bem vindos e os interessados em ajudar deverão procurar a prefeitura municipal nos telefones (47) 3385-0487, 9188-1063, 9172-1103.

Fonte: Prefeitura de Benedito Novo