A chuva dos últimos dias que tem causado prejuízos no Estado também afetou o município de Botuverá, no Médio Vale do Itajaí, que teve sua estrutura pública danificada e famílias desalojadas. Três famílias foram atingidas pela enxurrada, as quais estão alojadas em casas de parentes. Outras várias comunidades foram indiretamente afetadas, uma vez que ficaram até poucos dias sem o atendimento de suas necessidades básicas. O município ainda está com limitações nos serviços de energia elétrica (60% normalizado) e abastecimento de água (80% normalizado).
A boa notícia é que no município não há vítimas fatais, e também não há necessidade de doações para os atingidos localmente. A prefeitura está fazendo uma campanha para recolher donativos a fim de atender a demanda dos municípios vizinhos, que apresentam maior número de flagelados.
Segundo o prefeito Moacir Merizio, os maiores prejuízos estão na infra-estrutura pública, visto que a grande maioria das estradas foi danificada ou destruída por deslizamentos de morros e encostas. A Rodovia SC-486, que liga Botuverá a Brusque, esteve interditava por queda de barreiras de grandes proporções até o último dia 26. Embora que no momento a rodovia esteja liberada, o prefeito recomenda atenção no tráfego, pois a terra não foi totalmente removida da pista.
Já a estrada que liga o município à Vidal Ramos está parcialmente interditada na localidade de Lageado, devido a um grande deslizamento de terra. A prefeitura já disponibilizou equipamentos a fim de restabelecer o acesso. O mesmo acontece no interior do município, cujos acessos foram fortemente prejudicados pelas chuvas.
Situação de Emergência
Devido aos estragos provocados pela enxurrada do dia 22, o município decretou Estado de Emergência em 23 de novembro, cuja declaração foi reconhecida pelo Governo do Estado. "Além dos estragos decorrentes das fortes chuvas, tivemos como agravantes da situação de anormalidade, o grau de vulnerabilidade do cenário e da população" explica o prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMMVI
LEIA TAMBÉM…