You are currently viewing Processos digitais melhoram atendimento em Indaial

Processos digitais melhoram atendimento em Indaial

Indaial vem investimento na tramitação online de documentos para gerar economia e agilidade no atendimento à população. O município de 66 mil habitantes que sedia, na próxima quinta-feira (18), o III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, é um dos primeiros na região a implantar o processo digital de compras, que fez com que o tempo de tramitação dos processos caísse de 20 dias para apenas dois dias na Secretaria de Administração e Finanças. 

O próximo passo, segundo o diretor de Informática de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues, é implantar o sistema nas outras 12 secretarias municipais. Ao todo, uma média de 15 mil compras são feitas a cada ano no município. “Hoje o secretário consegue liberar pelo aplicativo. A gente agiliza o processo e traz mais comodidade ao contribuinte. Outro ponto importante também é na questão da transparência, onde o cidadão pode conferir todos os detalhes no portal”, ressalta o diretor, acrescentando que a Prefeitura também se prepara para emitir alvarás de forma online. 

O controle da frota municipal é outra inovação implantada nesta semana. São 180 veículos, como ônibus, ambulâncias e até tratores, que prestam serviços na zona rural, que passam a ser rastreados. “O objetivo é visando economia mesmo, onde será possível mensurar os gastos. É um passo a mais para garantir transparência também. Estamos chegando ao nível máximo de transparência”, observa. 

Cidades Digitais

As inovações de Indaial serão apresentadas durante a terceira edição do Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, que ocorre na próxima quinta-feira (18), na Associação Empresarial de Indaial (ACIDI). O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Indaial, reunirá prefeitos, gestores públicos e vereadores para tratar da modernização dos municípios catarinenses.

Rio do Sul, Rio Negrinho e Brusque também trazem para o encontro exemplos de como a tecnologia tem impactado positivamente na gestão pública. O Fórum terá ainda a participação do Governo do Estado e empresas fornecedoras de soluções que melhorem a relação entre cidade e cidadão. “Será importante para conhecer a realidade das Prefeituras e as novas tecnologias disponíveis para agilizar o setor público”, comenta Rodrigues.

O diretor da RCD, José Marinho, completa que o objetivo do Fórum é promover a troca de experiência entre os gestores, de modo que facilite o uso de tecnologia na resolução dos problemas nas cidades. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. “Tecnologia tem que ser vista como estratégica para auxiliar no desenvolvimento e crescimento socioeconômico das cidades, planejando ações pensadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisa Marinho.

O III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí tem o patrocínio ouro da 1DOC e prata da IPM Sistemas, SINNC Soluções e IDS, além do apoio de mídia do Canal Gerência Pública e do Portal Cidade no Ar. O Vestena Hotel Indaial também é parceiro da iniciativa.     

Com informações da Rede Cidades Digitais.