Municípios podem se cadastrar no Sistema Único de Assistência Social

Já está disponível o Cadastro do Sistema Único de Assistência Social, que deve ser preenchido pelos gestores municipais e estaduais. A finalidade do cadastro é coordenar e manter atualizada a lista de entidades e organizações de assistência social que estão em articulação com os Estados, os municípios e o Distrito Federal.

Os gestores municipais começaram a receber a senha de acesso ao aplicativo por e-mail a partir da última semana de janeiro. O pedido deve ser feito através do site da rede CadSUAS.

Caso o gestor tenha dificuldade de acesso ou ainda não tenha recebido a senha, é necessário entrar em contato pelo e-mail cadsuas@mds.gov.br. O site está disponibilizando ainda – no próprio sistema – um manual com informações para fazer a atualização dos dados.

A orientação é que os gestores municipais preencham o cadastro, pois ele servirá para finalizar o Plano de Ações 2009 e o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-financeira de 2008. Estes são instrumentos que serão úteis para facilitar a nova gestão municipal.

CadSUAS
O CadSUAS se aplica a unidades de Assistência Social (como os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, unidades de atendimento à população de baixa renda), entidades e organizações privadas de assistência social, órgãos governamentais, conselhos e fundos de assistência social, além de trabalhadores do SUAS.

Fonte: com informações do Ministério do Desenvolvimento Social