You are currently viewing Médio Vale terá agência de energia
Cerimônia de criação da Agência de Energia Blumenau realizada dia 21 de outubro de 2019, na AMMVI.

Médio Vale terá agência de energia

Elaboração e execução de ações, programas e projetos relacionados ao uso racional e sustentável de energia na região do Médio Vale do Itajaí. Este é um dos objetivos da Agência de Energia Blumenau, criada na manhã da segunda-feira, 21 de outubro. A Agência é fruto de uma parceria entre o município de Blumenau e a cidade alemã Weingarten e será subsidiada, nos primeiros três anos, pelo governo federal alemão.

A instituição, que funcionará no prédio da AMMVI, atenderá aos setores público e privado dos 14 municípios da região no que tange as áreas de eficientização e troca de matrizes energéticas. “Queremos tornar o Médio Vale do Itajaí uma referência nacional em energias renováveis”, destacou o diretor da Agência, Marcelo Schrubbe.

Conforme Schrubbe, esta é a primeira agência de energia fora da Europa e sua fundação faz parte ainda das comemorações dos 20 anos da Energie Agentur Ravensburg. Segundo ele, por meio da agência será possível o cadastramento de profissionais e escritórios que possam desenvolver projetos para pessoas físicas e jurídicas na área de energia, a busca de financiamentos com juros acessíveis e o fomento de matrizes energéticas e produção de energia.

Presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, explicou que essa parceria entre Blumenau e a cidade alemã começou há longa data e, por meio dela, é possível promover a discussão e a busca de novas fontes de energias renováveis para a região.

“Vamos ainda potencializar novas parcerias com cidades europeias e buscar novas propostas e possibilidades para nossa população. Com isso esperamos gerar mais ações de tecnologia, inovação e, claro, novas fontes alternativas de energia renováveis”, finalizou Hildebrandt.

A Agência de Energia Blumenau vai primar pelo desenvolvimento sustentável, uso de fontes não poluentes de geração de energia, redução da emissão de gases poluentes e a adaptação às mudanças climáticas. 

Michele Prada, Ascom AMMVI.