Começa seminário Novos Gestores e Legisladores Municipais, em Blumenau

Começou nesta quinta-feira, 19 de março, a segunda edição do Seminário Novos Gestores e Legisladores Municipais, no Viena Park Hotel, em Blumenau. Organizado pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), o encontro reuniu lideranças políticas e servidores públicos dos municípios do Médio Vale do Itajaí.

Na solenidade de abertura, que aconteceu a partir das 9h, o deputado estadual Jean Kuhlmann, representante a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, falou do desafio dos gestores e legisladores municipais em atender as reivindicações da comunidade com os recursos limitados de que dispõem, além de todas as exigências legais.

Em seu pronunciamento, o representante do governo estadual e secretário de desenvolvimento regional de Blumenau, Paulo França, elogiou o trabalho da AMMVI no aprimoramento da administração pública municipal e a preocupação da entidade com a capacitação dos agentes públicos. "O trabalho da Associação na orientação quanto às questões legais e adequação dos recursos têm contribuído significativamente na modernização, transparência e eficiência das administrações públicas" afirma França.

Já o presidente da AMMVI, João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau, falou da importância do seminário para se discutir questões pertinentes a todo o Médio Vale do Itajaí e buscar soluções conjuntas. "Este encontro serve também para discutirmos com os novos gestores e legisladores municipais alternativas de atendermos adequadamente a comunidade, respeitando a burocracia e seguindo as orientações da Lei de Responsabilidade Fiscal".

Mais uma vez o prefeito pediu a união dos gestores municipais para buscar recursos necessários a reconstrução dos municípios atingidos pelo desastre natural do mês de novembro de 2008. "Precisamos de unidade para resolver a triste situação em que se encontram nossos municípios e nossa população, a qual ainda está na espera de soluções e precisam retomar suas vidas" destaca.

Para o presidente da AMMVI, a burocracia tem impedido o acesso aos recursos e consequentemente a agilidade na resolução dos problemas decorrentes da catástrofe. Kleinübing pediu o apoio dos prefeitos e sugeriu medidas conjuntas que possam agilizar o recebimento de recursos "sem perder o controle, a transparência e o acompanhamento da correta aplicação dos recursos, que são fundamentais para uma gestão de qualidade. Gestão esta que todos nós, chefes do Executivo Municipal, buscamos" completa.

"O seminário Novos Gestores e Legisladores Municipais comprova a preocupação da AMMVI em levar aos prefeitos conselhos e dicas de como realizar uma boa administração, transparente e eficaz" conclui o presidente da AMMVI, João Paulo Kleinübing.

Participaram também da solenidade de abertura o diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios, Celso Vedana; o promotor de Justiça da 14ª Promotoria da Comarca de Blumenau, Gustavo Mereles Ruiz Diaz; o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Jens Juergen Mantau; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes públicos do 14 municípios de abrangência da AMMVI.

Galeria de Fotos (clique aqui)

Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom Ammvi.

LEIA MAIS…

Os desafios da gestão pública municipal em discussão no Seminário Novos Gestores

Seminário apresenta o associativismo municipal e suas formas de organização

Prefeitos da AMMVI participam de Novos Gestores e Legisladores

AMMVI realiza seminário regional de gestão pública