A Prefeitura de Gaspar confirmou, nesta quinta-feira, dia 23, o 16º caso oficial do novo coronavírus na cidade. A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que estão sendo notificados em Gaspar os casos oficiais conforme os critérios e protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado. Ao todo, seis moradores da cidade já estão recuperados, um segue internado em Hospital de Blumenau, sete estão em isolamento domiciliar e Gaspar já registrou um óbito no dia 4 de abril.
Dos 16 casos confirmados em Gaspar, nove foram confirmados por testes laboratoriais do tipo SWAB/PCR). Os outros seis casos foram através de teste rápido, sendo quatro realizados em Gaspar e dois em Hospitais de Blumenau. Além disso, uma moradora teve o caso confirmado através de critério Clínico-Epidemiológico. Esta confirmação segue o protocolo da Nota Técnica Conjunta nº 002/2020 – COSEMS/SUV/SPS/SES/SC – COE, de 9 de abril. O documento orienta que deve ser considerado como caso confirmado aqueles com suspeita de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave e que tiveram contato próximo ou domiciliar, nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19. Outros 55 exames laboratoriais foram descartados e 86 testes rápidos tiveram resultado negativo.
“O Governo do Estado já foi notificado de todos os casos de Gaspar. Porém, acreditamos que eles estejam contabilizando ainda somente os casos do Lacen. Por isso, nos boletins estaduais Gaspar ainda aparece com somente sete casos confirmados”, explica o secretário interino de Saúde, Carlos Roberto Pereira. Ele ainda reforça que são contabilizados apenas realizados e notificados oficialmente, mediante apresentação de laudo técnico.
A faixa etária das pessoas infectadas no município varia de 22 a 78 anos. Gaspar registrou o primeiro óbito por Covid-19 no dia 4 de Abril, sendo que o resultado do exame do morador de 57 anos só foi liberado no dia seguinte. Dos outros 15 casos confirmados, seis já são considerados recuperados, um está internado na UTI de um Hospital de Blumenau e os demais seguem em isolamento domiciliar. Os moradores de Gaspar que tiveram casos confirmados são de oito bairros diferentes: Gaspar Grande (3), Sete de Setembro (3), Coloninha (3), Bateias (2), Barracão (2), Gasparinho (1), Santa Terezinha (1) e Centro (1).
A Prefeitura de Gaspar segue alertando os moradores de que é necessário que todos adotem as medidas de higienização e distanciamento e só saiam de casa quando for estritamente necessário. “Ainda não estamos livres do vírus. Nossos números de casos estão aumentando e distanciamento social ainda é a melhor medida. Pedimos que a nossa população tenha consciência e continue restringindo suas atividades fora de casa para o for necessário. E, para quem precisa sair, que tome todas as medidas necessárias como o uso de máscaras, a higienização das mãos, a etiqueta da tosse entre outras ações. Somente se cada um fizer a sua parte, vamos vencer esse desafio”, saliente o prefeito Kleber Wan-Dall.
Casos confirmados
1- Mulher, 23 anos – recuperada – Coloninha(resultado 26/03)
2- Homem, 30 anos – recuperado – Sete de Setembro (resultado 27/03)
3- Homem, 25 anos – isolamento – Gaspar Grande (resultado 04/04)
4- Homem, 57 anos – óbito – Sete de Setembro (resultado 05/04)
5- Homem, 45 anos – isolamento – Gasparinho (resultado 05/04)
6- Homem, 46 anos – isolamento – Gaspar Grande (resultado 07/04)
7- Mulher, 33 anos – recuperada – Gaspar Grande – Teste Rápido (resultado 07/04)
8- Mulher, 26 anos – recuperada – Centro – Teste Rápido (resultado 07/04)
9- Mulher, 61 anos – isolamento – Sete de Setembro – Teste Rápido (resultado 09/04)
10- Mulher, 65 anos – isolamento – Santa Terezinha – Teste Rápido (resultado 16/04)
11- Mulher, 22 anos – recuperada – Coloninha – Teste Rápido (resultado 17/04)
12- Homem, 78 anos – UTI – Barracão (resultado 18/04)
13- Homem, 43 anos –isolamento – Bateias (resultado 18/04)
14- Homem, 32 anos – isolamento – Barracão (resultado 19/04)
15- Mulher, 54 anos – isolamento – Barracão – Critério Clínico-Epidemiológico (resultado 22/04)
16- Homem, 51 anos – recuperado – Coloninha – Teste Rápido (resultado 23/04)
Superintendência de Comunicação da prefeitura de Gaspar.