Os painéis Agenda da Educação Municipal e Os desafios da Gestão Educacional dos Municípios marcaram as discussões do tema Educação durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios na tarde desta terça-feira, 14 de julho.
No primeiro, gestores debateram as principais ações a serem implementadas que visem a melhoria da gestão pública municipal e o alcance das metas da educação básica.
Entre as principais preocupações apresentadas pelos prefeitos, o custo/aluno do transporte escolar público foi um dos destaques. Eles salientaram ainda a necessidade de revisão dos cálculos aplicados e a burocracia que dificulta a obtenção de recursos para comprar veículos.
Sobre a merenda escolar, prefeitos da região Norte lembraram as dificuldades para levar os alimentos às áreas rurais dos Municípios. Em alguns casos, as enchentes dos últimos meses dificultaram ainda mais o transporte da merendas aos alunos. Neste caso, os presentes no auditório pediram à Confederação Nacional de Municípios (CNM) que reivindique ao governo federal uma melhor distribuição destes recursos.
Os desafios da Gestão Educacional dos Municípios
No segundo painel, os repasses do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), os programas federais de Educação e o piso nacional dos professores foram os assuntos mais lembrados pelos prefeitos e demais presentes. O cumprimento do piso salarial dos professores – R$ 1.093,45 para 40 horas semanais no Ensino Médio, segundo entendimento da CNM – ficou registrado como a principal preocupação dos gestores.
Fonte: Agência CNM.