Iniciam as conferências municipais de saneamento básico

A Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Comitê do Itajaí, com o apoio das prefeituras, realizam nos meses de setembro e outubro as conferências municipais de saneamento básico, que irão ocorrer nos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. O primeiro encontro acontece nesta segunda-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores de Doutor Pedrinho, a partir das 14 horas.

As conferências municipais objetivam apresentar a nova Política Nacional de Saneamento Básico, que propõe um novo modelo para a implantação desses serviços no país, colocando o município como responsável na gestão e execução das ações de saneamento básico. As conferências buscam ainda incentivar o controle social nos serviços de saneamento, levantando junto à comunidade, sugestões e propostas para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Conforme a assessora de Saneamento Ambiental da AMMVI, Fabiana de Carvalho Rosa, nas conferências municipais serão indicadas as prioridades de atuação do município e das instituições governamentais que atuam nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas a serem contempladas no Plano Municipal de Saneamento Básico.

Além disso, nos encontros serão formados grupos de delegados que representarão a comunidade  e votarão as prioridades sugeridas nas oficinas, as quais auxiliarão na construção da Política e do Plano Municipal de Saneamento. O presidente da AMMVI, João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau, ressalta a importância do envolvimento da comunidade a fim de acompanhar este processo, bem como colaborar com sugestões sobre ações de saneamento necessárias ao município.

Benedito Novo também já tem data marcada para a realização da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico: será no dia 28 de setembro, 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores.

Cartilha de Saneamento Básico

Para facilitar o entendimento da nova política por parte da comunidade, bem como contribuir na divulgação das conferências e estimular a participação da população no processo, a AMMVI com o apoio do Comitê do Itajaí, elaborou uma cartilha detalhando a política e a importância do saneamento básico para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Fonte: Ascom AMMVI e Comitê do Itajaí.