Indaial abriga Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental

Com o objetivo de mobilizar a população, através das entidades de classe, sobre a importância da formulação de políticas públicas relacionadas à saúde da população, e de que forma os fatores do ambiente podem interferir na saúde do homem será realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental nesta sexta-feira (11), na Uniasselvi, em Indaial. Os municípios participantes desta etapa são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

As ações de saúde ambiental são divididas em três eixos temáticos. O primeiro é o Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta. O segundo é Trabalho, Ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios. E por último, Democracia, Saúde, Ambiente e Educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.

Na conferência serão selecionados delegados que participarão da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental organizada pelas secretarias de Estado da Saúde, Planejamento, e de Desenvolvimento Econômico Sustentável nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Eventos de São José.

A 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental tem o objetivo central de definir diretrizes que nortearão as políticas públicas relacionadas ao campo da saúde ambiental. Tais políticas abordarão os fatores socioambientais que interferem na saúde humana, como aglomerações urbanas, poluição, desastres e estresse no trabalho.

A Conferência Estadual, em consonância com a Conferência Nacional de Saúde Ambiental, tem como lema "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" e como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis". De acordo com a diretora-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, Adeliana Dal Pont, a Conferência Estadual irá estimular o debate e a participação da população na formulação de políticas públicas na área de Saúde Ambiental.

A Conferência Nacional de Saúde Ambiental acontecerá em Brasília, entre 15 e 18 de dezembro deste ano, e deverá integrar as políticas públicas propostas nas etapas municipais, intermunicipais e Estadual.

Mais informações, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SDR Timbó.