Doutor Pedrinho debate saneamento básico

Saneamento para todos: compromisso com a qualidade de vida. Com este lema, os participantes da primeira Conferência Municipal de Saneamento Básico de Doutor Pedrinho guiaram as discussões durante a tarde desta segunda-feira, 21 de setembro, na Câmara de Vereadores. Mais de 60 pessoas da comunidade pontuaram as áreas de saneamento que carecem de melhorias no município.

Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais foram os quatro eixos temáticos tratados durante a conferência. Dentre as prioridades apontadas pela comunidade estão qualidade da água e outras formas de fornecimento, tratamento de efluentes, coleta e transporte do esgoto doméstico, coleta seletiva de lixo, educação ambiental, destinação final do lixo orgânico, conservação da mata ciliar e transporte das águas das chuvas na cidade.

Segundo Fabiana de Carvalho Rosa, assessora de Saneamento Ambiental da AMMVI, tais prioridades serão contempladas na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, no qual serão delimitadas ações voltadas para o atendimento dessas reivindicações, bem como de outras necessidades diagnosticadas pelo município.

Além do debate em torno dos eixos temáticos e exposição das proposições, os participantes da conferência tiveram uma explanação sobre a Política Nacional de Saneamento Básico e sua aplicação na realidade local. O tema, apresentado pela assessora da AMMVI, abordou a importância do saneamento básico e sua influência na qualidade de vida da população.

Segundo o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn, o encontro contribuiu para a construção conjunta das diretrizes que irão nortear o município na melhoria dos serviços de saneamento, de forma a criar políticas públicas integradas ao desenvolvimento sustentável e à saúde da população.

O prefeito apontou ainda a participação ativa de alunos do ensino básico da rede municipal que, em torno de 40, acompanharam o debate, esclareceram dúvidas e auxiliaram na colocação das prioridades. "São esses jovens que irão auxiliar o poder público na conscientização da preservação do meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentável" afirmou.

Ao todo serão 14 conferências realizadas nos municípios do Médio Vale do Itajaí. Além de Doutor Pedrinho, os municípios de Benedito Novo (28/09), Rodeio (1/10), Ascurra (2/10) e Guabiruba (15/10) já marcaram as conferências. O evento é uma realização da AMMVI em parceria com o Comitê do Itajaí e prefeituras.

Saneamento Básico

Saneamento básico é o conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Clique aqui para acessar mais informações sobre as conferências.

Fonte: Michele Prada – Ascom AMMVI.

LEIA TAMBÉM…

Iniciam as conferências municipais de saneamento básico