Comitiva Japonesa visita municípios da AMMVI

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, o presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, recebe a visita da comitiva da agência de cooperação internacional do Japão – Jica (Japan International Cooperation Agency). O encontro acontece às 15h15, na prefeitura de Blumenau, e conta com a presença de lideranças políticas e empresariais do município.

Durante a visita de dez dias que faz a Santa Catarina, a comitiva vai discutir o apoio técnico e financeiro a projetos de prevenção de desastres no Vale do Itajaí. Na região da AMMVI, o grupo visita ainda no dia 29 os municípios de Brusque, às 11h30, e Gaspar, às 13h, que será recepcionado pelos prefeitos Paulo Eccel e Pedro Celso Zuchi, respectivamente

Até o dia 5 de novembro os japoneses participarão de reuniões com integrantes de secretarias de governo, técnicos, prefeitos, presidentes de associações empresariais e pesquisadores, passando pelos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota, Rio do Sul e Itajaí.

A maior parte das atividades será em conjunto com o Grupo Técnico Científico (GTC) que elaborou o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD-Itajaí).

A Jica é a mesma agência que, em 1986, costurou acordos com o extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS ) em projetos contra as cheias no Vale do Itajaí. O grupo começou a conhecer em detalhes o PPRD na terça-feira (27), na primeira reunião de trabalho com o GTC, após visita ao centro administrativo do governo do Estado.

O Plano Integrado foi assinado por um grupo de 47 representantes de instituições catarinenses, no qual a AMMVI também está inserida.

PPRD-Itajaí

O plano que os japoneses terão em mãos é resultado da articulação entre diferentes segmentos da comunidade técnico-científica e se destaca por contemplar o todo da bacia hidrográfica do rio Itajaí. O PPRD-Itajaí visa estabelecer a construção, a integração e a promoção de mecanismos ordenados e sistematizados na prevenção e mitigação dos riscos de desastres naturais, proporcionando capacidade de retornar às boas condições do estado natural após uma situação crítica e segurança para a população da região do vale do Itajaí.

Ao elaborar o plano, o Grupo Técnico Científico concentrou suas ações em pesquisa e monitoramento nas áreas de geologia, geotecnia, meteorologia, hidrologia, geoprocessamento, engenharia, urbanismo, educação, meio ambiente, tecnologia da informação, saúde, ação social, capacitação e treinamento, procurando estudar e diminuir os riscos de desastres naturais.

Fonte: Ascom AMMVI com informações do Comitê do Itajaí.

LEIA TAMBÉM…

Japão oferece projetos de prevenção

Medida proposta em 1986 causou polêmica