Agosto está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de lembrar que este é o mês escolhido para conscientização sobre a violência contra a mulher e o mês em que a Lei Maria da Penha completa 14 anos de aprovação. Esta lei é um importante marco legal para reprimir a violência doméstica e familiar.
Os índices de violência contra a mulher são alarmantes em todo território nacional. Qualquer ato de violência contra a mulher é configurado como violação aos direitos humanos e deve ser denunciado. A agressão, que pode ser física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, deve ser combatida, pois é uma prática perversa e tem graves consequências para a mulher.
O Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da AMMVI discute permanentemente ações e estratégias de prevenção e enfrentamento a esta danosa prática. É importante que toda mulher que esteja enfrentando esta situação não se cale e denuncie o agressor. Os canais de denúncia são: Disque 100, delegacias especializadas no atendimento à mulher vítima de violência, Canal 180 ou a unidade de assistência social do município.
Michele Prada, Ascom AMMVI.