Gaspar realiza Conferência Municipal de Saneamento Básico

O município de Gaspar realiza nesta quarta-feira (4) a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico com o tema: "A Política Nacional de Saneamento Básico e sua aplicação na realidade municipal: uma necessidade, um compromisso com o meio ambiente e futuras gerações". Participaram da abertura o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi; o presidente do Samae, Lovídio Bertoldi; o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Valter Conrado de Araújo, e Fabiana de Carvalho Rosa representante da AMMVI e uma das palestrantes do evento.

Durante a conferência serão realizadas duas palestras: "A Política Nacional de Saneamento Básico e sua Aplicação na Realidade Municipal" e "O diagnóstico dos Serviços de Saneamento no Município de Gaspar". Após as palestras os participantes serão divididos em quatro eixos de discussão sobre abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O objetivo é avaliar as propostas para a área de saneamento já levantadas nas comunidades através de um questionário entregue na Pré-Conferência de Saneamento. Os participantes devem avaliar, acrescentar e elencar as medidas prioritárias. . "Este é o momento e o espaço para a população participar e dar a sua opinião", comenta o diretor presidente do Samae, Lovídio Bertoldi.

A Conferência é uma realização da Prefeitura, Samae e Conselho Municipal de Saneamento, e tem o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (AMMVI), Comitê do Itajaí e Grupo Piava. O encontro acontece na Comunidade Evangélica Luterana junto a Rua Frei Solano, bairro Gasparinho.

Fonte: Diretoria Municipal de Comunicação de Gaspar.