Os gestores públicos municipais de Santa Catarina têm encontro marcado no VII Congresso Catarinense de Municípios, que será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Florianópolis. O tema principal é Meio Ambiente, mas também serão discutidas outras questões importantes às administrações, como arrecadação e municipalização do ensino. Na edição deste ano já se inscreveram 534 participantes.
Serão debatidos os desafios e as oportunidades da administração pública na área de Meio Ambiente com a presença de diversos especialistas no setor. O painel "Gestão Ambiental e Meio Ambiente" se inicia às 8h30, tendo como coordenador de mesa o prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari.
De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, a programação foi elaborada de acordo com as principais necessidades dos municípios. "Escolhemos os temas e os palestrantes que pudessem contribuir de maneira significativa com o trabalho do gestor na prefeitura". A entidade espera mais de mil participantes no evento.
Evento especial
A palestra do ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani foi confirmada nesta semana pela organização. A apresentação de Giuliani entrará na programação como evento especial, com credenciamento limitado, e a realização será feita em parceria entre a Associações dos Dirigentes em Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB), Fecam e governo do Estado.
Ação Social
No Congresso, os participantes terão a oportunidade de fazer sua própria ação social doando 1 kg de alimento para efetuar o credenciamento e retirar o material. As doações serão entregues à Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), entidade filantrópica que realiza trabalhos há mais de 50 anos.
Saneamento Básico
Temas referentes à área do Saneamento Básico são matéria do segundo painel. Na primeira palestra, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Wanderlino Teixeira de Carvalho, falará sobre regulação de serviços públicos na área. Na sequência, o assessor jurídico da Fecam Marcos Probst fará apresentação sobre consórcios de regulação do saneamento básico. Para encerrar, Leodegar da Cunha Tiskoski, Secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, fará palestra sobre políticas públicas e financiamento na área.
I Seminário Catarinense de Tecnologia da Informação
Como evento paralelo ao Congresso de Municípios, será promovido, também pela Fecam, o I Seminário Catarinense de Tecnologia da Informação. O encontro estará voltado para a promoção dos debates sobre a importância da tecnologia da informação no apoio à gestão municipal. Serão abordados temas como governo eletrônico, inclusão digital, tecnologia da informação como instrumento de modernização tributária, gestão da informação e alternativas para o desenvolvimento tecnológico dos municípios.
Fonte: Ascom Fecam.